Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Tomaz, Carlos Alberto Bezerra | - |
Autor(es): dc.contributor | Satler, Corina Elizabeth | - |
Autor(es): dc.creator | Sarmiento, Edward Leonel Prada | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:51:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:51:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-07-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-07-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-07-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/32235 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.26512/2018.02.T.32235 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/893603 | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal, 2018. | - |
Descrição: dc.description | O teste Stroop tem sido classicamente considerado como uma tarefa que consegue avaliar algumas das propriedades do controle cognitivo, especificamente quando é apresentada uma incongruência entre o nome da palavra e a cor da tinta, o que provoca uma resposta automática da leitura gerando um efeito perturbador conhecido como efeito de interferência na nomeação da cor. Utilizando como referência o princípio deste teste, diferentes versões têm introduzido variáveis de ordem afetiva, dando origem à versão do Stroop emocional, evidenciando a influência destas variáveis sobre os processos cognitivos. Partindo desta inter-relação entre emoção e cognição, o presente trabalho se propôs inicialmente a criar uma ferramenta composta por expressões faciais emocionais e palavras, reproduzindo características da tarefa Stroop emocional. Inicialmente, no estudo # 1 foi construído o protocolo de estímulos e adaptou-se a uma estrutura computadorizada, dando como resultado uma versão própria e em língua portuguesa, conhecida como Teste de Reconhecimento de Expressões Faciais com Conflito Emocional (TREFACE). No total foram avaliados 72 voluntários. No estudo # 2, foram avaliados 42 voluntários do ambiente universitário (25 mulheres, idade média 28.14±1.69 anos). Os resultados deste estudo revelaram que uma tarefa associada à leitura de palavras permite um melhor desempenho do que uma tarefa associada com o reconhecimento de faces. Também se identificou que na condição onde a palavra coincide com a imagem (condição congruente) há uma vantagem imediata quanto à taxa de acertos. Finalmente os dados quanto ao reconhecimento mostraram uma maior dificuldade quando a imagem não era congruente com a palavra. O estudo 3 teve como objetivo o mapeamento da atividade cortical por EEG durante a execução do teste TREFACE. Para tanto foram avaliados 30 estudantes universitários (15 mulheres, idade média 20.83±0.46 anos). Os resultados demonstraram uma reprodutibilidade dos dados comportamentais do estudo # 2. Adicionalmente, no que se refere ao tempo de reação, este foi maior para a leitura de palavras do que para o reconhecimento de faces. Observou-se também menor tempo de reação na condição congruente do que na condição incongruente e no reconhecimento incongruente identificou-se maior tempo de resposta. No que se refere aos resultados de EEG, foi observada uma maior atividade cerebral nas áreas frontotemporais e frontoparietais durante o monitoramento do conflito. Os padrões de atividade das ondas teta e alfa marcaram um tipo de atividade focada em regiões do hemisfério esquerdo, já para as frequências beta e gama a atividade se estendeu à maioria das regiões corticais. De forma geral, os resultados sugerem que o atributo emocional pode comprometer a capacidade de reconhecimento das faces, atingindo o funcionamento de mecanismos como o controle cognitivo e a regulação das emoções e revelando um mapa cortical especifico associado com as tarefas apresentadas pelo TREFACE. O presente trabalho contribui para a compreensão dos efeitos moduladores das emoções sobre as funções executivas além de se apresentar como um novo instrumento em língua portuguesa para avaliação da memória operacional emocional em indivíduos hígidos e, eventualmente, em diferentes patologias que acometem o funcionamento de áreas corticais relacionadas às funções executivas. | - |
Descrição: dc.description | The Stroop test has been classically considered as a task that can evaluate some of the properties of cognitive control, specifically when an inconsistency between the word name and the color of the ink is presented, which causes an automatic reading response generating a disturbing effect known as interference effect in color naming. Using the principle of this test as a reference, different versions have introduced affective variables, giving rise to the emotional Stroop version, evidencing the influence of these variables on the cognitive processes. Based on the interrelationship between emotion and cognition, the present work initially proposed to create a tool composed of emotional facial expressions and words, reproducing characteristics of the emotional Stroop task. Initially, in study # 1, the stimulus protocol was constructed and adapted to a computerized structure, resulting in a Portuguese version, known as the Emotional Conflict Face Recognition Test (TREFACE). 72 volunteers were evaluated throughout the studies. In study # 2, 42 volunteers from the university environment (25 women, mean age 28.14 ± 1.69 years) were evaluated. The results of this study revealed that a task associated with word reading allows better performance than a task associated with face recognition. It was also identified that the condition in which the word coincides with the image (congruent condition) there is an immediate benefit as to the rate of correctness. Finally, the recognition data showed greater difficulty when the image was not congruent with the word. The objective of Study 3 was to map the cortical activity by EEG during the execution of the TREFACE test. In order to do that, 30 university students (15 women, mean age 20.83 ± 0.46 years) were evaluated. The results demonstrated a reproducibility of the behavioral data of study # 2. In addition, as regards reaction time, it was higher for word reading than for face recognition. Shorter reaction times were also observed in the congruent condition than in the incongruent condition; and in the incongruent recognition a longer response time was identified. Regarding EEG results, greater brain activity was observed in frontotemporal and frontoparietal areas during the conflict monitoring. The activity patterns of the theta and alpha waves marked an activity focused on regions of the left hemisphere, whereas for the beta and gamma frequencies the activity extended to most of the cortical regions. In general, the results suggest that the emotional attribute can compromise the facial recognition ability, reaching mechanisms such as cognitive control and the regulation of emotions and revealing a specific cortical map associated with the tasks presented by TREFACE. The present work contributes to the understanding of the modulatory effects of emotions on the executive functions as well as presenting as a new instrument in Portuguese language for the evaluation of emotional operational memory in healthy individuals and, possibly, in different pathologies that affect the functioning of cortical areas related to executive functions. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Emoções | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reconhecimento de face | - |
Palavras-chave: dc.subject | Stroop, Teste de | - |
Título: dc.title | Desenvolvimento de um novo teste de stroop emocional : validação comportamental e mapeamento das áreas corticais relacionadas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: