Educação do campo : notas para uma análise de percurso

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCaldart, Roseli Salete-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:50:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:50:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2009-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/27585-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://dx.doi.org/10.1590/S1981-77462009000100003-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/893419-
Descrição: dc.descriptionEste ensaio busca contribuir na construção de uma chave metodológica para interpretação do percurso e da situação atual da educação do campo, um fenômeno recente da realidade educacional brasileira, que tem os movimentos sociais camponeses como principais protagonistas. O texto inicia com uma análise da constituição originária da Educação do campo, identificando contexto, práticas e sujeitos. Em seguida, discute as tensões e contradições principais do seu percurso, especialmente as que se produzem na relação entre movimentos sociais e Estado, na afirmação de uma tradição pedagógica emancipatória e da luta por políticas públicas que garantam o acesso dos camponeses à educação escolar em seu próprio território. Por fim, são identificados alguns impasses e desafios principais da Educação do campo na atualidade, relacionando-os ao momento atual de crise mundial do capitalismo e como ela se materializa nas questões relacionadas ao trabalho do campo.-
Descrição: dc.descriptionThis essay seeks to contribute to building a methodological key to interpret the course and the current status of field education, a recent phenomenon in the Brazilian educational reality which has peasant social movements as its main actors. The article begins with an analysis of the original Field Education constitution, identifying its context, practices, and subjects. It then discusses the main tensions and contradictions in its course, particularly those that are produced in the relationship between the social movements and the State, in the affirmation of an emancipatory pedagogic tradition, and in the struggle for public policies that ensure peasant access to formal school education in their own territory. Finally, a few of the impasses and challenges that were singled out regarding the modern day Field education, relating them to the current global crisis of capitalism and to how it materializes itself in the issues related to work in the field.-
Descrição: dc.descriptionEm processamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherFundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsTrabalho, Educação e Saúde - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/tes/a/z6LjzpG6H8ghXxbGtMsYG3f/?lang=pt#. Acesso em: 06 jun. 2022.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação do campo-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho-
Palavras-chave: dc.subjectMovimentos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Título: dc.titleEducação do campo : notas para uma análise de percurso-
Título: dc.titleField education : notes for an analysis of the course-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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