Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira | - |
Autor(es): dc.creator | Cruz, Marney Eduardo Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:50:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:50:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-05-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-05-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/4852 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/893368 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009. | - |
Descrição: dc.description | Busca-se neste trabalho, investigar as influências do professor sobre o aluno de graduação em filosofia com o aporte da subjetividade. Identificou-se as influências exercidas pelo professor sobre o aluno no ambiente formal da sala de aula, bem como, as influências e inter-relações dos alunos entre si. Os sujeitos foram seis alunos já graduados em filosofia pela Universidade Federal do Ceará. O aporte teórico adotado nessa pesquisa foi o da Teoria da Subjetividade e a Epistemologia Qualitativa de González Rey. O estudo realizado foi de caráter exploratório e qualitativo. Para as análises utilizou-se a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin. Os dados analisados identificam que os sujeitos da pesquisa se constituem subjetivamente, por meio das inter-relações que estabeleceram na sala de aula e fora dela. Apontam ainda, para as influências exercidas do professor sobre o aluno, respostas que identificaram duas classes: formal e informal. A classe formal identificou as características tidas pelos alunos como influenciadoras: a didática, a metodologia e a capacidade sintetizadora de expor os conteúdos. Na classe informal, componentes influenciadores surgiram como: a possibilidade de por em prática a teoria aprendida, além de outros tipos de sujeitos influenciadores como familiares, professores e amigos. A influência do comportamento do professor sobre o aluno foi identificada em duas classes: o comportamento afetivo e cognitivo do professor. Conclui-se que as inter-relações e influência do professor sobre o aluno contribui para a constituição da subjetividade do mesmo. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | Search in this essay to investigate the influences of the teacher over the graduate student in philosophy with the input of subjectivity. We identified the influences exerted by the teacher on pupils in the formal class environment, as well as the influences and interrelationships among the students themselves. The subjects were six students were graduated in philosophy from the Universidade Federal do Ceará. The theoretical framework adopted in this research was the Theory of Subjectivity and the Epistemology Qualitative of González Rey. The study was exploratory and qualitative. For the analysis we used the technique of contents analysis proposed by Bardin. The data analyzed identify the subjects of research are constituted subjectively, through the interrelationships that have established in the classroom and beyond. They point also to the influences exerted to the teacher over student, responses that identified two classes: formal and informal. The class formal identified the characteristics taken by students as influencers: the didactics, the methodology and synthesizing capability of content presentation. In the informal class, influents components emerged as: the possibility of putting into practice the theory learned, and other types of subject influencers such as family, teachers and friends. The influence of the teacher's behavior over the students was identified in two classes: the affective and cognitive behavior of the teacher. We conclude that the inter-relationships and the influence of the teacher on the student contribute to the constitution of the subjectivity of it. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia - estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores e alunos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Título: dc.title | A inter-relação entre professores e universitários à luz da subjetividade | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: