Análise dos impactos ambientais dos atropelamentos de fauna na Unidade de Conservação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros : um estudo de caso na GO-239

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLaranja, Ruth Elias de Paula-
Autor(es): dc.contributorazevedolimaluana@gmail.com-
Autor(es): dc.creatorLima, Luana Pereira de Azevedo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:50:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:50:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-12-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-12-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-12-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/44515-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/893186-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-graduação, 2022.-
Descrição: dc.descriptionO Brasil é um país de proporções continentais e a maior parte locomoção terrestre se dá por meio das estradas e rodovias. As colisões de veículos com a fauna silvestre são a principal causa da perda direta de fauna, além de oferecerem riscos a vidas humanas. Isto posto, este trabalho tem como objetivo principal identificar o grau do impacto ambiental gerado pelos atropelamentos de fauna no trecho da GO-239 que liga o município de Alto Paraíso de Goiás ao vilarejo de São Jorge, na Chapada dos Veadeiros. A partir do cruzamento das informações das frequências médias de atropelamentos e dos atributos de severidade (densidade populacional, estado de conservação, endemismo e área de conservação), a metodologia utilizada gerou valores que representam o grau de significância do impacto ambiental causado pelos atropelamentos num trecho de 36km. Os resultados demonstram que o os graus de impacto causados pelos atropelamentos de fauna silvestre na rodovia estadual GO239 são extremamente altos e muito alto. As análises são referentes aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2019 e janeiro e março de 2020. Para cada mês, calculou-se os valores médios propostos. Foram identificados 186 indivíduos, sendo 82 anfíbios, 59 aves, 16 mamíferos e 29 répteis. Apesar de anfíbios e aves apresentarem maior número de indivíduos atropelados ao longo da pesquisa, o trecho como um todo demonstra ser preocupante ao se tratar de atropelamento de fauna. Por isso, ao se executar obras de criação ou de manutenção em rodovias, para além da implementação de medidas de mitigação como cercas, túneis e passagens aéreas, é interessante que seja feito também um intenso trabalho de educação ambiental nas localidades.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).-
Descrição: dc.descriptionBrazil is a country of continental proportions and most terrestrial locomotion is through roads and highways. Vehicle collisions with wildlife are the main cause of direct loss of wildlife, in addition to posing risks to human lives. The main objective of this work is to identify the degree of environmental impact generated by the wildlife roadkills on the stretch of GO-239 that connects the municipality of Alto Paraíso de Goiás to the village of São Jorge, in Chapada dos Veadeiros. By crossing the information on the average frequencies of roadkill and the severity attributes (population density, conservation status, endemism and conservation area), the methodology used generated values that represent the degree of significance of the environmental impact caused by roadkill in the stretch of 36km. The results demonstrate that the degrees of impact caused by wildlife road kills on the GO-239 state road are extremely high and very high. The analyzes refer to the months of September, October, November, December 2019, January and March 2020. For each month, the proposed average values were calculated. 186 individuals were identified, of which 82 were amphibians, 59 were birds, 16 were mammals and 29 were reptiles. Although amphibians and birds present a greater number of individuals being run over during the research, the stretch as a whole shows to be worrying when dealing with wildlife roadkill. Therefore, when carrying out construction or maintenance works on highways, in addition to implementing mitigation measures such as fences, tunnels and air passages, it is interesting that an intense environmental education work be carried out in the localities.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Ciências Humanas (ICH)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Geografia (ICH GEA)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Geografia-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectCerrados-
Palavras-chave: dc.subjectAtropelamentos-
Palavras-chave: dc.subjectFauna silvestre-
Palavras-chave: dc.subjectSeveridade-
Palavras-chave: dc.subjectGrau de impacto ambiental-
Título: dc.titleAnálise dos impactos ambientais dos atropelamentos de fauna na Unidade de Conservação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros : um estudo de caso na GO-239-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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