Entre famas, esperanças e cronópios : análise dos discursos curriculares promovidos pela FD-UnB

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFélix, Loussia Penha Musse-
Autor(es): dc.creatorFeijão, Aimée Guimarães-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:49:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:49:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2015-05-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/18890-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2015.05.D.18890-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/893104-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Programa de Mestrado em Direito, 2015.-
Descrição: dc.descriptionA dissertação propõe-se a analisar os elementos pedagógicos e as finalidades que nortearam e norteiam os discursos curriculares proferidos pela Faculdade de Direito da Universidade de Brasília. A pesquisa estrutura-se em cinco tópicos de análise. O primeiro explicita os pressupostos epistemológicos e metodológicos que orientaram o processo de investigação e de coleta de dados. O segundo expõe um breve quadro da implantação do ensino superior no país. O terceiro tópico, por sua vez, destina-se à apreciação dos discursos curriculares promovidos pela FD-UNB desde a década de 60, período de instalação do projeto UnB. O quarto ponto dedica-se a analisar as percepções discentes acerca da concretização dos discursos curriculares nas relações pedagógicas desenvolvidas no âmbito da FD-UNB. O quinto tópico visa ao exame do novo projeto pedagógico idealizado pela FD-UNB, tendo por objetivos verificar como a proposta por ele veiculada se diferencia das anteriores e avaliar as possibilidades de sua realização. A relevância do tema desenvolvido reside no fato de que esse movimento de repensar os valores pedagógicos norteadores do curso e a sua estrutura curricular deve vir acompanhado do reconhecimento e compreensão dos discursos anteriormente proferidos. O resgate da memória institucional, dos elementos pedagógicos e das finalidades que fundamentaram os currículos anteriores é essencial para avaliarmos os sucessos e fracassos da implementação daqueles e assim termos subsídios para efetivar as mudanças almejadas na educação jurídica desenvolvida na FD-UNB.-
Descrição: dc.descriptionThis thesis aims to analyze the pedagogical elements and goals that have guided the curriculum discourses delivered by the Faculty of Law of the University of Brasilia. The research is divided into five main topics of inquiry. The first explains the epistemological and methodological assumptions that guided the process of research and data collection. The second aims to do a historical overview of the higher education development in the country. The third topic, in its turn, appreciates the curricular discourses promoted by FD-UNB since the 60's, the UNB's installation period. The fourth point is dedicated to analyzing the students' perceptions about the implementation of the curricular speeches in the pedagogical relationships developed in the FD-UNB. The fifth topic examines the new educational project designed by FD-UNB, in order to verify in what points its proposal differs from its predecessors and to evaluate its possibilities of realization. The relevance of the theme developed in this research lies in the fact that this movement to rethink the guiding pedagogical values of the course and its curriculum should be accompanied by the recognition of the previous speeches. The rescue of institutional memory, pedagogical elements and purposes underlying previous curricula is critical to evaluate the successes and failures of implementation. This study serves to support the desired changes in the legal education developed in FD-UNB.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade de Brasília. Faculdade de Direito-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículos-
Título: dc.titleEntre famas, esperanças e cronópios : análise dos discursos curriculares promovidos pela FD-UnB-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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