Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Almeida, Tânia Mara Campos de | - |
Autor(es): dc.creator | Brasil, Kátia Cristina Tarouquella Rodrigues | - |
Autor(es): dc.creator | Viana, Dianne Magalhães | - |
Autor(es): dc.creator | Lisniowski, Simone | - |
Autor(es): dc.creator | Ganem, Valérie | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:49:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:49:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42052 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202035010006 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0003-4147-7668 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0002-3988-0784 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0001-8396-8022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0002-3035-8164 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/893032 | - |
Descrição: dc.description | A divisão sexual do trabalho ainda é marca discriminatória na sociedade brasileira, cabendo às mulheres os trabalhos precarizados e menos valorizados. Ao refletir sobre os temas gênero e educação, o artigo identificou as contribuições do “Meninas velozes”, projeto de extensão e pesquisa interdisciplinar, no enfrentamento a esse cenário, a partir do fortalecimento do aprendizado e de dimensões psicossociais. Tal projeto é conduzido por professoras e pesquisadoras das engenharias, ciências sociais e humanas da Universidade de Brasília (UnB) e da Université Paris 13 (França). Suas ações ocorrem em escola pública na periferia do Distrito Federal desde 2013 e atingiu, nestes seis anos, mais de 100 meninas. Foram aplicados questionários para coleta de dados socioeconômicos e entrevistas semiestruturadas junto a 16 alunas da UnB, egressas do projeto. Seus relatos evidenciaram situações que ameaçam sua permanência e integração na universidade e que fragilizam a saúde mental, como assédio, restrições materiais e conflitos pessoais. | - |
Descrição: dc.description | The sexual division of labor is still a discriminatory mark in Brazilian society, leaving women with precarious and less valued works. In reflecting on gender and education, this article identified the contributions of the “Meninas velozes”, a interdisciplinary project of extension and research, in facing this scenario from the strengthening of learning and psychosocial dimensions. This project is led by professors and researchers from engineering, social sciences and humanities of Universidade de Brasília (UnB) and Université Paris 13 (France). Its actions have been taking place in public school on the outskirts of the Federal District since 2013 and has reached more than 100 girls in these 6 years. Questionnaires were applied to collect socioeconomic data and semi-structured interviews with 16 students from UnB, former project participants. Their reports highlighted situations that threaten their permanence and integration in the university and weaken mental health, such as bullying, material restrictions and personal conflicts. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | (CC BY NC) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde mental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Extensão universitária | - |
Título: dc.title | A passos largos : meninas da periferia rumo à universidade e seus dilemas psicossociais | - |
Título: dc.title | Wide steps : peripheral girls towards university and its psychosocial dilemmas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: