Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Bruna Côrtes | - |
Autor(es): dc.creator | Carneiro, Ana Catarine Melo de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Tábata Longo da | - |
Autor(es): dc.creator | Solá, Ana Cláudia Nunes | - |
Autor(es): dc.creator | Manzi, Natália de Melo | - |
Autor(es): dc.creator | Schechtman, Noel Peixoto | - |
Autor(es): dc.creator | Magalhães, Hugo Leonardo Gonçalves de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Dytz, Jane Lynn Garrison | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:49:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:49:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/28336 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000200020 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/892944 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo se trata do relato de uma experiência vivenciada por graduandos de Medicina e Enfermagem participantes do PET-Saúde da Universidade de Brasília, cujo objetivo foi realizar atividades de educação em saúde dentro do tema prevenção de câncer cérvico-uterino nos municípios de Ceres e Santa Isabel, Goiás. Para tanto, foram feitas diferentes ações comunicativas, tais como: confecção e distribuição de cartazes/panfletos; produção de um programa de rádio; e promoção de rodas de conversa na sala de espera das unidades básicas de saúde. Essa atividade se mostrou como uma oportunidade de compartilhar experiências e sentimentos, bem como discutir ideias e conceitos visando a construir um novo conhecimento, com contribuições do saber teórico dos acadêmicos e do saber prático das usuárias. As dúvidas e questionamentos das usuárias estavam de acordo com os apontados trazidos pela literatura, e as atividades mostraram-se uma boa forma de esclarecer as dúvidas das usuárias e aproximar sistema de saúde e população, bem como de promover a educação em saúde, especialmente no âmbito da autovalorização, da prevenção e da promoção da saúde. | - |
Descrição: dc.description | This case report describes the experience of undergraduate medical and nursing students participating in the Educational Program for Health Work (PET-Saúde) at the University of Brasília, the objective of which was to conduct health education activities in cervical cancer prevention in Ceres and Santa Isabel, Goiás State. The following communications activities were used: preparation and distribution of posters and leaflets; production of a radio program; and conversation groups held in the waiting rooms of primary healthcare units. This activity provided an opportunity to share experiences and feelings, as well as discussing ideas and concepts aimed at building new knowledge, with contributions from the students' academic training and the users' practical knowhow. The users' doubts and questions were consistent with those found in the literature, and the activities proved to be a good way for clearing up users' doubts and drawing the health system and the population closer, as well as promoting health education, especially in the areas of self-esteem, prevention, and health promotion. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Associação Brasileira de Educação Médica | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Revista Brasileira de Educação Médica - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000200020&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 19 out. 2020. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Serviços de saúde para mulheres | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Colo uterino - câncer | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde pública | - |
Título: dc.title | Educação em saúde para a prevenção do câncer cérvico-uterino | - |
Título: dc.title | Health education for cervical cancer prevention | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: