
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Gondim, Ludmila Portela | - |
| Autor(es): dc.creator | Cyntrão, Sylvia Helena | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:49:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:49:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-03 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33975 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/892755 | - |
| Descrição: dc.description | Analisa toadas de bumba-meu-boi maranhense, buscando entender as visões nas quais o poeta-cantador se autorrepresenta. Foram selecionadas 18 toadas dos grupos: Maracanã, Maioba, Madre Deus e Floresta. Sobre a manifestação, recorreu-se aos estudos de REIS (2000) e outros, para o entendimento sobre uma análise metodológica do texto poético-musical de base cultural, as leituras de ZUMTHOR (2007) e TATIT (2007) e para a compreensão do lugar de fala do subalterno, as leituras de BHABA (1998) e SPIVAK (2010). | - |
| Descrição: dc.description | It analyses Bumba-meu-boi Maranhão´s songs, aiming the understanding about visions of singer has about him. It was selected 18 the groups’ songs: Maracanã, Maioba, Madre Deus e Floresta. About manifestation, it resorts to REIS (2000) studies and others. About a methodological musical analyze and poetic cultural text´s, reading of ZUMTHOR (2007) e TATIT (2007). To understand about instead of subaltern´s fragment, readings of BHABA (1998) and SPIVAK (2010). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Publicador: dc.publisher | Revista Litteris | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bumba-meu-boi | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cantadores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Autorrepresentação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Identidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Canção | - |
| Título: dc.title | Identidade e autorrepresentação em toadas de Bumba-meu-boi | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: