Optimal regulation of quality in developing countries : a model with asymmetric information

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPeñaloza, Rodrigo Andrés de Souza-
Autor(es): dc.creatorBravo, Levy Cunha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:48:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:48:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/44178-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/892671-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas, 2022.-
Descrição: dc.descriptionEste estudo apresenta um modelo principal-agente de regulação ótima de qualidade em países em desenvolvimento. Bastante trabalho tem sido feito sobre o tema de regulação de qualidade, mas nenhum que leve em consideração as especificidades dos países em desenvolvimento. Partindo de Laffont e N’Gbo (2000), nós consideramos uma economia com dois tipos de consumidores: aqueles que vivem na área rica e aqueles que vivem na área pobre. O bem ou serviço tem a natureza de um serviço público e é provido por uma firma monopolista através de uma rede, a qual já está instalada na área rica. O governo deseja expandir esta rede para a área pobre, enquanto também regula o nível de qualidade a ser provisionado pela firma. Baseando-nos no modelo de qualidade ótima de Laffont e Tirole (1993), nós assumimos que a qualidade é não-contratável, e que a demanda por qualidade depende de um parâmetro observado privadamente pela firma a partir de um contínuo de tipos. Usando first-order approach, resolvemos o modelo tanto para o caso com informação completa e incompleta. A seguir, nós consideramos como a regulação permite que o governo implemente o nível socialmente ótimo de qualidade, superando o resultado ineficiente obtido no mercado sem regulação, e como a presença de assimetria informacional gera distorções que afetam as decisões regulatórias. Nós damos atenção especial à relação entre qualidade, extensão da rede e o custo social dos fundos públicos. Nós também consideramos como a presença de Universal Service Obligation afeta o contrato regulatório. Finalmente, tiramos nossas conclusões e fazemos recomendações de política baseadas nos nossos resultados.-
Descrição: dc.descriptionThis study presents a principal-agent model for optimal regulation of quality in developing countries. Much work has been done on the subject of regulation of quality, but none that takes into account the specificities of developing countries. Drawing from Laffont and N’Gbo (2000), we consider an economy with two types of consumers: those who live in the rich area and those who live in the poor area. The good or service has the nature of a public utility and is provided by a monopolistic firm through a network, which is already built in the rich area. The government wishes to expand this network to the poor area, while also regulating the level of quality to be provisioned by the firm. Basing ourselves on Laffont and Tirole’s (1993) regulation of quality model, we assume that quality is non-contractible, and that the demand for quality depends on a parameter which is privately observed by the firm from a continuum of types. Using first-order approach, we solve the model for both the complete and incomplete information scenarios. Then, we consider how regulation allows the government to implement the socially optimal level of quality, overcoming the inefficient result obtained from unregulated markets, and how the presence of informational asymmetry generates distortions that affect regulatory decisions. We pay special attention to the relationship between quality, network extension and the social cost of public funds. We also consider how Universal Service Obligation affects the regulatory contract. Finally, we draw our conclusions and make policy recommendations based on the obtained results.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Economia (FACE ECO)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Economia-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectRegulação de qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectSeleção adversa-
Palavras-chave: dc.subjectServiço público-
Título: dc.titleOptimal regulation of quality in developing countries : a model with asymmetric information-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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