Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Leal, Sayonara de Amorim Gonçalves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:48:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:48:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33150 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302017151279 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/892566 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo trata de aspectos sociocognitivos e institucionais relacionados ao descompasso entre formação instrucional, saberes docentes e mediações pedagógicas em Ciências Sociais expresso na prática docente de licenciandos e professores de Sociologia em escolas públicas e particulares do Distrito Federal do Brasil. Baseada em questionários, entrevistas semiestruturadas e análise documental, chegamos à seguinte tipologia de representações de práticas docentes em Ciências Sociais: institucionalizadas, desconexas e propositivas. Inferimos que tanto os desafios como as perspectivas para a Sociolgia no ensino médio do Distrito Federal passam pelo equilíbrio entre transposição de conteúdos instrucionais adaptados ao perfil sociocognitivo do alunato e formação e saberes docentes dos professores que atuam em contextos escolares diversos e adversos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Educação e Sociedade - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. (CC BY). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017005003104&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 20 out. 2017. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia - estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Distrito Federal (Brasil) | - |
Título: dc.title | Dispositivos de normatização do ensino de sociologia na escola : formação e saberes docentes de licenciandos em ciências sociais no Distrito Federal | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: