Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Abreu, Samia | - |
Autor(es): dc.creator | Murta, Sheila Giardini | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:48:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:48:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/32112 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/892538 | - |
Descrição: dc.description | Realizou-se uma revisão sistemática de literatura sobre a pesquisa em prevenção no Brasil conforme as etapas do ciclo de investigação na área: análise do problema, identificação de fatores de risco e proteção, intervenção-piloto, teste avançado, avaliação de efetividade e difusão. Foram encontrados 4.1 31 artigos, dos quais 31 (0,75%) descreviam programas preventivos e 11 destes (35,4%) eram sistematicamente avaliados, com a foco em prevenção de comportamento antissocial, rejeição por pares, violência e abuso de substâncias. Os estudos se concentram nos estágios iniciais do ciclo proposto, praticamente inexistindo estudos nos estágios finais. Recomendam-se desenvolvimento de medidas de avaliação, interlocução entre prevenção e promoção de saúde mental, fortalecimento de rede de pesquisadores e intercâmbio com políticas públicas para avanço da área. | - |
Descrição: dc.description | It was done a systematic literature review to describe the state-of-the-art on mental health prevention in Brazil according to the stages of the preventive research cycle: analysis of the problem, risk and protective factors identification, pilot intervention, advanced test, effectiveness evaluation and diffusion. We found 41 31 articles of which 31 (0.75%) targeted on preventive programs and only 11 (35.4%) were systematically evaluated; the prevention focus of the programs were on antisocial behavior, peers rejection, violence and substance abuse. The studies are concentrated in the early stages of the research cycle, barely inexistent studies in the final stages. It is recommended the development of evaluation measures, dialogue between prevention and health promotion, strengthening of researches network and exchange with public policies for the progress of this field in Brazil. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento de Psicologia da Universidade de Federal do Paraná | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Interação em Psicologia - A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.. Fonte: http://revistas.ufpr.br/psicologia/about/submissions#copyrightNotice. Acesso em: 27 out. 2017. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde mental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prevenção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Promoção de saúde | - |
Título: dc.title | O estado da arte da pesquisa em prevenção em saúde mental no Brasil : uma revisão sistemática | - |
Título: dc.title | The state of the art of the research in mental health prevention in Brazil : a systematic review | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: