Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Jesus, Girlene Ribeiro de | - |
Autor(es): dc.creator | Laros, Jacob Arie | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:48:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:48:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-04-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-04-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2004-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/23194 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/892469 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste artigo é elaborar um modelo explicativo do desempenho acadêmico de alunos da 8ª série. A análise realizada considerou a estrutura hierárquica dos dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Os resultados apontaram que 79% da variância entre as escolas no desempenho na prova de Língua Portuguesa pode ser atribuída às variáveis relacionadas à composição socioeconômica das escolas e ao status socioeconômico dos estudantes. As variáveis com efeitos positivos no desempenho dos alunos são: (a) a manutenção dos recursos tecno-pedagógicos; (b) freqüência com que os professores passam e corrigem a lição de casa; (c) grau com que os professores estão comprometidos com a aprendizagem dos seus alunos; (d) o quanto que a idade dos alunos está próxima à ideal para a série; (e) freqüência com que o estudante faz seu dever de casa e (f) se o estudante pode se dedicar integralmente aos estudos. | - |
Descrição: dc.description | The objective of this study is the development of a model explaining academic performance of 8th grade elementary school students. The hierarchical structure of the data collected by the Primary Education Evaluation System of Brazil was taken into account in the analysis. The results showed that 79% of the variability between schools can be attributed to variables related to the socio-economic composition of the schools and socioeconomic status of the students. Variables with a positive effect on students’ performance were: (a) the maintenance of the technical equipment; (b) the extent to which teachers give and correct homework; (c) the degree to which teachers are committed to provide good education to their students; (d) the extent to which the student´s age is approaching the ideal age for his or her class; (e) the degree to which a student makes her or his homework, and (f) whether the student can dedicate all his time to school. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Avaliação Psicológica - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)). Fonte: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712004000200004. Acesso em: 04 abr. 2017. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desempenho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes | - |
Título: dc.title | Eficácia escolar : regressão multinível com dados de avaliação em larga escala | - |
Título: dc.title | School effectiveness : multilevel regression of large scale assessment data | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: