
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Januário, Lívia Milhomem | - |
| Autor(es): dc.creator | Tafuri, Maria Izabel | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:48:24Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:48:24Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-10-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-10-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010-06 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/14367 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/892467 | - |
| Descrição: dc.description | O artigo reflete a relação transferencial na clínica psicanalítica com crianças autistas. Verifica-se que, a partir do trabalho de Melanie Klein (1930), a análise da transferência com crianças autistas é realizada por meio de interpretações verbais e o lugar do analista é o de intérprete. A partir do pensamento de Winnicott, o analista ganha outro lugar na situação transferencial com a criança autista para além da função de intérprete. Dentre as ideias de Winnicott, enfatiza-se a questão do holding e da interpretação, o modelo da “mãe suficientemente boa” como um norteador da transferência e a importância dos vínculos sensoriais não-verbais na relação transferencial. | - |
| Descrição: dc.description | This article reflects about the transferential relation in the psychoanalytic clinic with autistic children. It is verified that, from the work of Melanie Klein (1930), the analysis of transference with autistic children is carried out through verbal interpretations and the place of the analyst is that of an interpreter. From the thought of Winnicott, the analyst gains another place in the transferential situation with the autistic child, far beyond the function of an interpreter. Winnicott emphasizes the ideas of holding, interpretation, and the model of a “good enough mother” as a guide for the transference and the importance of non-verbal sensory links in the transferential relation. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Psicologia Clínica - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License - Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S0103-56652010000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 17 out. 2013. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Transferência (Psicologia) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interpretações psicoanalíticas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Winnicott, D. W. (Donald Woods), 1896-1971 - crítica e interpretação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Autismo | - |
| Título: dc.title | A relação transferencial com crianças autistas : uma contribuição a partir do referencial de Winnicott | - |
| Título: dc.title | Transferential relation with autistic children : a contribution from Winnicott’s approach | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: