Plágio e pesquisa na internet : do conteúdo dos livros didáticos à percepção dos estudantes do ensino médio público

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSousa, Carlos Alberto Lopes de-
Autor(es): dc.creatorCastro, Sirlene Rodrigues Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:48:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:48:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-25-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-25-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-25-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47101-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/892357-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.-
Descrição: dc.descriptionA explosão das tecnologias informacionais e comunicacionais intensificou e escancarou os problemas relacionados ao plágio, ao ciberplágio e à cópia indevida de conteúdo em trabalhos intelectuais, mas o conhecimento da gênese da desonestidade intelectual ainda persevera. Este estudo investiga qual tratamento os livros didáticos do ensino médio, utilizados por professores e alunos da rede pública de ensino de todo o Brasil, dão ao plágio; a abordagem do tema no edital normativo de produção dos livros didáticos e nos projetos político-pedagógicos de cinco escolas de ensino médio; bem como a compreensão de 18 estudantes dessa etapa educacional no Distrito Federal. O referencial teórico sobre plágio e ciberplágio está engendrado em Cavanillas (2008); Comas Forgas e Sureda Negre (2007); Díaz Arce (2017); Diniz e Terra (2014); Ebardo (2018); Gallent Torres e Tello Fons (2021); e Krokocz (2012). A metodologia de pesquisa está ancorada na análise de conteúdo temático-categorial, segundo as diretrizes de Bardin (2011). O silêncio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático, do edital normativo de produção dos livros didáticos, dos projetos político-pedagógicos e dos professores sobre o plágio redunda em permissividade da cultura da cópia e, consequentemente, do plágio em estágios mais avançados do processo acadêmico, criando uma espécie de ressonância mórfica em relação à cultura da cópia que, com os avanços científico-tecnológicos, resultam em ciberplagiarismo. Esse tratamento isolado, mais enfático a partir da graduação, desconsidera a história, a causa e os antecessores processuais na pesquisa e na escrita, e isso pode estar entre os elementos permissivos da reprodução da desonestidade intelectual. Falta, portanto, ensino pluricultural, multiletrado e multissemiotizado aos estudantes, no quesito plágio e na apropriação das informações disponibilizadas nas infovias. Se dois dos mais importantes mediadores responsáveis pelo ensino (livros didáticos e escolas) relegam o plágio a um plano secundário, nublam-se, assim, as fronteiras da retidão e da ética, e os estudantes podem ter prejuízos cognitivos quando se apropriam do conhecimento oriundo da internet, incorrendo no risco de serem relegados a uma massa acrítica. Mesmo tendo noção do que é o plágio, os estudantes não conseguem identificar situações específicas que o configuram. O professor tem papel de fundamental importância no processo formativo, ético e moral dos estudantes, e a inobservância relativa ao plágio redunda em danificação quanto à construção autoral, pois o silenciamento de livros e escolas pode disfarçar o copiar e colar da internet como banal e inofensivo. É imperativo socioeducacional fortalecer os laços entre a apropriação do conhecimento e a eticidade.-
Descrição: dc.descriptionThe explosion of information and communication technologies has intensified and exposed the problems related to plagiarism, cyberplagiarism and undue copying of content in intellectual works, but the knowledge of the genesis of intellectual dishonesty still perseveres. This study investigates how high school textbooks, used by teachers and students in public schools throughout Brazil, deal with plagiarism; the approach to the theme of plagiarism in the normative edict to produce textbooks and in the political pedagogical projects of high schools; and the understanding of students of this educational stage in the Federal District about plagiarism. The theoretical framework on plagiarism and cyberplagiarism is engendered in Krokocz (2012); Diniz and Terra (2014); Ebardo (2018); Comas Forgas and Sureda Negre (2007); Díaz Arce (2017); Gallent Torres and Tello Fons (2021). The methodology is anchored in thematic-categorical Content Analysis, according to Bardin's (2011) guidelines. The state of knowledge on the topic indicates that the problem persists nationally and internationally. The silence of the National Program of the Book and the Didactic Material, the normative edict of production of didactics, the pedagogical political projects and the teachers about plagiarism results in permissiveness of the culture of copy and, consequently, plagiarism, creating a kind of morphic resonance that, in more advanced stages of the academic process and with the scientific-technological advances, results in cyberplagiarism. This isolated treatment, more emphatic from graduation on, disregards the history, the cause and the procedural predecessors in research and writing, and this may be among the permissive elements of the reproduction of intellectual dishonesty. Therefore, students lack pluricultural, multi-literate and multi-semiotic education in plagiarism and in the appropriation of the information made available on the infovia. If two of the most important mediators responsible for teaching (textbooks and schools) relegate plagiarism to a secondary level, then the boundaries of righteousness and ethics are blurred and students may experience cognitive impairment when they appropriate knowledge from the internet, running the risk of being relegated to an uncritical mass. Even though they are aware of what plagiarism is, students are unable to identify specific situations that configure it. The teacher plays a fundamentally important role in the ethical and moral training process of students, and non-compliance with plagiarism results in damage to authorial construction, as the silencing of books and schools can disguise copying and pasting on the internet as banal and harmless and is socio-educational imperative to strengthen the ties between appropriation of knowledge and ethics.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectPlágio-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa na internet-
Título: dc.titlePlágio e pesquisa na internet : do conteúdo dos livros didáticos à percepção dos estudantes do ensino médio público-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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