Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Jane Farias Chagas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:47:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:47:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43481 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.5902/1984686X67478 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-7087-8738 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/892281 | - |
Descrição: dc.description | O desenvolvimento dos talentos em comunidades não tradicionais é pauta emergente na educação de superdotados em vários países. Apesar dos avanços na legislação brasileira, ainda são incipientes as pesquisas com esta temática e inexistente o atendimento de alunos talentosos em comunidades indígenas. Diante desse desafio, este estudo de caso teve o objetivo de descrever como o talento é percebido e desenvolvido entre os Terena a partir da percepção de um de seus reconhecidos líderes. A recolha dos dados foi realizada por meio de análise documental e entrevistas. Os resultados evidenciaram a persistência de barreiras como: o preconceito e desconhecimento das potencialidades e talentos indígenas, a lacuna na formação de professores, a escassez de recursos e de oportunidades adequadas à diversidade cultural indígena. Com base nos resultados evidenciados, recomenda-se para pesquisas futuras a elaboração de indicadores para a formalização de processos de identificação e a oferta de atendimento educacional especializado para crianças e jovens Terena talentosos. | - |
Descrição: dc.description | The development of talents in non-traditional communities is an emerging issue in the education of gifted people in several countries. Despite advances in Brazilian legislation, research on this theme is still incipient and there is no assistance for talented students from indigenous communities. Faced with this challenge, this case study aimed to describe how talent is perceived and developed among Terena from the perception of one of their recognized leaders. Data collection was carried out through document analysis and interviews. The results showed the persistence of barriers such as prejudice and ignorance of indigenous potentialities and talent, the gap in teacher training, scarcity of resources, and opportunities appropriate to indigenous cultural diversity. Based on the results shown, it is recommended for future research to develop indicators for the formalization of identification processes and the provision of specialized educational assistance for Terena talented children and young. | - |
Descrição: dc.description | El desarrollo del talento en comunidades no tradicionales es un problema emergente en la educación de personas con talento en varios países. A pesar de los avances en la legislación brasileña, la investigación sobre este tema aún es incipiente y no hay asistencia para estudiantes talentosos en comunidades indígenas. Frente a este desafío, este caso de estudio tuvo como objetivo describir cómo se percibe y desarrolla el talento entre Terena desde la percepción de uno de sus líderes reconocidos. La recolección de datos se realizó mediante análisis de documentos y entrevistas. Los resultados mostraron la persistencia de barreras como el prejuicio y la ignorancia de las potencialidades indígenas, la brecha en la formación docente, la escasez de recursos y oportunidades adecuadas a la diversidad cultural indígena. Según los resultados mostrados, se recomienda que las investigaciones futuras desarrollen indicadores para la formalización de los procesos de identificación y la provisión de asistencia educación especializada para niños y jóvenes Terena talentosos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Editora Central de Periódicos da UFSM | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Revista Educação Especial - Copyright (c) 2021 Revista Educação Especial. Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/67478. Acesso em: 18 abr. 2022. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Talentos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação escolar indígena | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | - |
Título: dc.title | A educação escolar indígena e o desenvolvimento de talentos entre os Terena : desafios e perspectivas | - |
Título: dc.title | Indigenous school education and talent development among Terena : challenges and perspectives | - |
Título: dc.title | Educación escolar indígena y desarrollo del talento entre Terena : desafíos y perspectivas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: