Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Silva, Tábata Longo da | - |
Autor(es): dc.creator | Magalhães, Hugo Leonardo Gonçalves de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Solá, Ana Cláudia Nunes | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Bruna Côrtes | - |
Autor(es): dc.creator | Carneiro, Ana Catarine Melo de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Schechtman, Noel Peixoto | - |
Autor(es): dc.creator | Manzi, Natália de Melo | - |
Autor(es): dc.creator | Dytz, Jane Lynn Garrison | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:47:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:47:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/28337 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000200021 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/892276 | - |
Descrição: dc.description | Atualmente, intensificam-se as discussões a respeito da educação em saúde, principalmente em relação aos agentes comunitários de saúde (ACS), para os quais a capacitação deve ser constante. Este estudo tem como objetivo relatar a experiência de capacitação de ACSs a respeito do tema câncer cérvico-uterino. A escolha do tema abordado baseou-se em sua relevância e na necessidade concreta dos ACSs observados, que não se sentiam empoderados com relação ao assunto. Diante disso, nove acadêmicos de Medicina e Enfermagem, monitores do PET-Saúde da Universidade de Brasília (UnB), realizaram encontros com ACSs dos municípios de Ceres e Santa Isabel (GO), com o intuito de fornecer a esses profissionais mais informações e técnicas para que a abordagem das usuárias em relação ao exame colpocitologico fosse bem-sucedida. A metodologia utilizada foi a integração entre educação bancária e educação dialógica, a fim de que elas se complementassem para alcançar melhores resultados. Foi evidenciado êxito, uma vez que os ACSs demonstraram ter assimilado o conteúdo e ter organizado os conceitos e puderam aplicá-los de forma criativa, envolvendo-se com o aprendizado e acrescentando a ele as suas vivências próprias em relação ao conhecimento aprendido. | - |
Descrição: dc.description | Recent years have witnessed increasing discussion on health education, especially for community health workers (CHWs), who should receive continuing training. The aim of this study was to report on an experience with CHWs trained in cervical cancer prevention. The choice of the theme was based on its relevance and the observed need among CHWs, who did not feel empowered to deal with it. Thus, nine undergraduate medical and nursing students, who were monitors in the PET-Saúde project at the University of Brasília (UnB), held meetings with CHWs in the municipalities (counties) of Ceres and Santa Isabel, Goiás State, Brazil, to provide them with information and techniques in order to improve the success of Pap smears for patients. The methodology used a combination of traditional and critical dialogical learning in order to achieve the best results. The training proved successful, since the CHWs assimilated the concepts and were able to apply them creatively, interacting with the learning process and enriching it with their own personal experiences. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Medicina (FMD) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Associação Brasileira de Educação Médica | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Revista Brasileira de Educação Médica - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000200021&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 21 out. 2020. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agentes comunitários de saúde - treinamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Colo uterino - câncer | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cuidados primários de saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Serviços de saúde para mulheres | - |
Título: dc.title | Capacitação do agente comunitário de saúde na prevenção do câncer de colo uterino | - |
Título: dc.title | Training community health agents in cervical cancer prevention | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: