Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Souza, Alessandra da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Abreu-Rodrigues, Josele | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:47:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:47:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/28413 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722012000400016 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/892154 | - |
Descrição: dc.description | A extinção e a apresentação de estímulos independentes da resposta são dois procedimentos tradicionais de suspensão da contingência entre resposta e consequência. O objetivo dessa revisão é discutir algumas similaridades e divergências nos efeitos comportamentais desses procedimentos. Dentre as similaridades encontram-se a redução na taxa de respostas, o estabelecimento de controle de estímulos, a renovação e o aumento na variabilidade comportamental. Dentre as divergências observam-se o maior grau de redução na taxa de respostas, a ocorrência de respostas emocionais e efeitos de contraste sob a extinção; comportamento supersticioso e o reestabelecimento sob o procedimento de estímulos independentes. Os diversos efeitos comportamentais foram analisados à luz das similaridades (não-contingência) e diferenças (estímulo reforçador ausente vs. presente) na programação dessas condições. | - |
Descrição: dc.description | Extinction and presentation of response-independent stimuli are two traditional procedures to suspend a response-consequence contingency. The goal of this review is to discuss some similarities and divergences in the behavioral effects of those procedures. Among the similarities, we found responserate deceleration, stimulus control development, renewal, and increase in behavioral variability. Among the divergences, we observed the higher degree of responserate deceleration, the occurrence of emotional responses and behavioral contrast effects under extinction; superstitious behavior and reinstatement under response-independent stimuli conditions. Such behavioral effects were discussed in light of the similarities (non-contingency) and differences (presence versus absence of reinforcing stimuli) in programming those conditions. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Psicologia: Reflexão e Crítica - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000400016&lng=pt&nrm=iso&tlng=en. Acesso em: 05 out. 2020. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia experimental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estímulos independentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Não-contingência | - |
Título: dc.title | Extinção e estímulos independentes da resposta : efeitos de relações de não-contingência sobre o comportamento | - |
Título: dc.title | Extinction and response-independent stimuli : effects of non-contingent relations on behavior | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: