Tutoria e múltiplas abordagens em oficina de modelagem e impressão 3D

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCosta, Arthur Reichert-
Autor(es): dc.creatorBatista, Filipe Aziz-
Autor(es): dc.creatorSantos, Larissa Pereira da Costa-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Marcus Jessé Alves de-
Autor(es): dc.creatorViana, Dianne Magalhães-
Autor(es): dc.creatorSilva, Jones Yudi Mori Alves da-
Autor(es): dc.creatorCornelio, Emilly Meireles Braga-
Autor(es): dc.creatorSilva, Fernanda Rose-
Autor(es): dc.creatorKoike, Carla Maria Chagas e Cavalcante-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:47:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:47:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40201-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/892116-
Descrição: dc.descriptionO desenvolvimento de habilidades e competências do século 21 passa por uma educação ativa, digital e flexível, centrada no estudante e na solução de problemas. Tal fato implica em mudança de paradigmas no que diz respeito à formação de monitores, tutores e professores para atuar nas áreas STEM - ciência, tecnologia, engenharia e matemática -, uma vez que, estes foram educados em um processo, ainda em grande parte, tradicional, conteudista e compartimentado. O propósito deste artigo é descrever o procedimento usado no planejamento pedagógico de uma oficina para estudantes do ensino médio. Utilizamos como exemplo de aplicação uma oficina sobre modelagem e impressão 3D. Estratégias de sala de aula invertida, aprendizado autônomo, uso de aplicativos mobile e jogos são coadjuvantes do ensino-aprendizagem instrucional de modelagem e impressão 3D. A proposta de execução da oficina é testada em um grupo de estudantes de graduação como parte de uma capacitação para tutoria, em que estes assumem o papel de aprendizes do ensino médio. Reflexões acerca dos resultados do teste de execução da oficina e impressões a respeito das dificuldades encontradas pelos tutores ao assumirem o papel de estudantes do ensino médio são discutidas no âmbito de sua capacitação.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade UnB Gama (FGA)-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Ciências Exatas (IE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Ciência da Computação (IE CIC)-
Publicador: dc.publisherABENGE-
Relação: dc.relationhttp://www.abenge.org.br/sis_artigo_doi.php?e=COBENGE&a=20&c=3294-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectOficinas pedagógicas-
Palavras-chave: dc.subjectCiência-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia-
Título: dc.titleTutoria e múltiplas abordagens em oficina de modelagem e impressão 3D-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.