Absorção de conhecimento em pequenas empresas de projeto : estrutura de análise para ambientes tecnológicos e colaborativos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBlumenschein, Raquel Naves-
Autor(es): dc.contributorpatricia.fiuza@hotmail.com-
Autor(es): dc.creatorPina, Patrícia da Silva Fiuza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:47:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:47:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-23-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-23-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40117-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/892035-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2020.-
Descrição: dc.descriptionA metodologia BIM representa uma inovação já estabelecida como padrão para o processo produtivo do projeto, principalmente com a percepção dos benefícios operacionais gerados, fazendo parte de um paradigma informacional e tecnológico em ambientes colaborativos. Contudo, avançar nesse paradigma é desafiante para as pequenas empresas de projeto, pois se, por um lado, passar por essa transição envolve aspectos pouco previsíveis e de difícil mensuração, como a absorção de conhecimento, o tempo de aprendizagem, a construção de habilidades e o valor agregado, por outro, seus efeitos são tangíveis para os recursos (muitas vezes escassos) dessas empresas, como o investimento em capacitação, o investimento tecnológico e o lucro cessante da receita anterior com a produção convencional de projeto. Considerando esses aspectos como barreiras para a adoção do BIM, a principal contribuição da tese é construir uma estrutura de análise compatível com uma classe de problemas específica para esse segmento, visando apoiar a etapa de diagnóstico para o avanço na metodologia BIM. A fundamentação teórica associou as áreas de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC), Administração e Psicologia para o desenvolvimento de dois artefatos, um constructo e uma instanciação, cuja base metodológica foi a Design Science Research. O constructo configura a referida classe de problemas, preconizada pela (in)capacidade de absorção de conhecimento, tendo como resultado principal a caracterização de cinco gargalos: capacitação técnica em campos específicos; interoperabilidade, fragmentação e potencial para melhoria dos processos; gestão da racionalização e tecnologia aplicada às decisões; capacidade de gestão do fluxo de informações; e gestão da rede de colaboração e coordenação de projetos. A instanciação corresponde à aplicação de uma estrutura de análise, na forma de entrevista, em cinco pequenas empresas de projeto no cenário nacional que utilizam parcialmente softwares BIM, com pouco tempo de aquisição e uso. Os produtos gerados para as participantes são diagnósticos do processo de conhecimento na metodologia BIM e indicações gerais, classificadas em função dos recursos envolvidos, por demanda de conhecimento. Os resultados comparativos mostram que, dentre os motivos principais para a adoção do BIM, há ênfase nos aspectos operacionais vinculados à capacitação técnica da equipe; a absorção da informação é a etapa com mais contribuições das empresas enquanto a aplicação da informação é a etapa com menos contribuições; os algoritmos vinculados à gestão de pessoas constituem um segmento crítico, especialmente por representarem a percepção dos gestores; definir os usos aplicáveis do BIM e o treinamento compatível foram as necessidades com mais indicações; a maior parte das dificuldades registradas na percepção dos gestores estão associadas ao desempenho e produtividade da equipe, enquanto na percepção da equipe, é lidar com a curva de aprendizado. Além da proposição de relacionamentos entre os elementos da gestão em BIM, da gestão do conhecimento e os fatores contextuais que concernem ao cenário de transição de paradigmas do processo produtivo do projeto, esta tese traz contribuições metodológicas ligadas à caracterização dos desafios organizacionais enfrentados pelas pequenas empresas, além da contribuição de especialistas sobre os gargalos para a absorção do conhecimento em BIM.-
Descrição: dc.descriptionThe BIM methodology represents an already established innovation as a standard for the productive process of architectural design, mainly with the perception of the generated operational benefits, being part of a technological and informational paradigm on collaborative environments. However, to advance on this paradigm is challenging for the small design companies, because, if by one side, going through this transition involves less predictable and difficult to measure aspects as the knowledge absorption, the learning time, the ability crafting and the added value, by the other side, its effects are tangible for the resources (most times scarce) of these companies, as the training investment, the technological investment and the former income loss of profit with the project conventional production. Considering these aspects as barriers for the adoption of BIM, the main contribution of the thesis is to build an analysis structure compatible with a class of problems specific for this type of business, aiming to support the diagnostic stage to advance on BIM methodology. The theoretical foundation associates the areas of Architecture, Engineering and Construction (AEC), Administration and Psychology to develop two artifacts, a construct and an instantiation, in which the methodological base was the Design Science Research. The construct configures the referred class of problems, recommended by the (in)ability to absorb knowledge, having as the main result the characterization of five bottlenecks: technical training on specific fields; interoperability, fragmentation and process improvement potential; decision applied technology and rationalization management; information flow management; and project collaboration and coordination network management capacity. The instantiation corresponds to the enforcement of an analysis structure, in the shape of interview, on five national small design companies that use BIM software partially, with a restricted acquisition and use period. The generated products for the participants are diagnostics of the knowledge process on the BIM methodology and general indications, classified in function of the involved resources, by knowledge demand. The comparative results show that among the main reasons to adopt the BIM, there is an emphasis on the operational aspects linked to the technical training of the team; the information absorption is the stage with the most contributions by the companies while the information application is the stage with the least contributions; the algorithms linked to the people management represent a critical aspect, especially because they represent the managers' perception; to define the applicable uses of BIM and the compatible training were the most indicated needs; most of the recorded difficulties on the managers' perception are associated to the team performance and productivity while on the team's perception, is to deal with the learning curve. Besides the relationship proposition among the BIM management elements, the knowledge management and the contextual factors that concern to the project productive process paradigm transition, this thesis brings methodological contributions related to the characterization of the organizational challenges faced by small companies, besides the specialists' contribution on the BIM knowledge absorption bottlenecks.-
Descrição: dc.descriptionLa méthodologie BIM représente une innovation déjà établie comme standard pour le processus de production du projet, principalement avec la perception des bénéfices opérationnels générés, faisant partie d'un paradigme informationnel et technologique dans les environnements collaboratifs. Cependant, progresser dans ce paradigme est difficile pour les petites entreprises de projet, car si, d'une part, cette transition implique des aspects qui ne sont pas prévisibles et difficiles à mesurer, tels que l'absorption des connaissances, le temps d'apprentissage, le renforcement des compétences et la valeur ajoutée, d'autre part, ses effets sont tangibles pour les ressources (souvent rares) de ces entreprises, telles que l'investissement dans la formation, l'investissement technologique et la perte de profit des revenus antérieurs de la production conventionnelle de projets. Considérant ces aspects comme des obstacles à l'adoption du BIM, la principale contribution de la thèse est de construire une structure d'analyse compatible avec une classe de problèmes spécifiques à ce segment, visant à soutenir la phase de diagnostic pour faire avancer la méthodologie BIM. La fondation théorique a associé les domaines de l'architecture, de l'ingénierie et de la construction (AIC), de l'administration et de la psychologie pour le développement de deux artefacts, une construction et une instanciation, dont la base méthodologique était Design Science Research. La construction configure la classe de problèmes susmentionnée, recommandée par la (in) capacité d'absorption des connaissances, avec pour résultat principal de caractériser cinq goulets d'étranglement: formation technique dans des domaines spécifiques; interopérabilité, fragmentation et potentiel d'amélioration des processus; gestion de la rationalisation et de la technologie appliquée aux décisions; capacité à gérer la circulation de l'information; et gestion du réseau de collaboration et de coordination de projet. L'instanciation correspond à l'application d'une structure d'analyse, sous forme d'interview, dans cinq petites sociétés de projet dans le scénario national qui utilisent partiellement le logiciel BIM, avec peu de temps pour l'acquisition et l'utilisation. Les produits générés pour les participants sont des diagnostics du processus de connaissance dans la méthodologie BIM et des indications générales, classés selon les ressources impliquées, par demande de connaissance. Les résultats comparatifs montrent que, parmi les principales raisons de l'adoption du BIM, l'accent est mis sur les aspects opérationnels liés à la formation technique de l'équipe; l'absorption de l'information est l'étape avec le plus de contributions des entreprises tandis que l'application de l'information est l'étape avec le moins de contributions; les algorithmes liés à la gestion des personnes sont un segment critique, d'autant plus qu'ils représentent la perception des managers; définir les utilisations applicables du BIM et la formation compatible étaient les besoins avec plus d'indications; la plupart des difficultés enregistrées dans la perception des managers sont liées à la performance et à la productivité de l'équipe, tandis que dans la perception de l'équipe, il s'agit de la courbe d'apprentissage. En plus de proposer des relations entre les éléments de la gestion BIM, la gestion des connaissances et les facteurs contextuels qui concernent le scénario de transition des paradigmes dans le processus de production du projet, cette thèse apporte des apports méthodologiques liés à la caractérisation des enjeux organisationnels rencontrés par les petites entreprises , en plus de la contribution d'experts sur les goulets pour l'absorption des connaissances en BIM.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
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Palavras-chave: dc.subjectMetodologia BIM-
Palavras-chave: dc.subjectAbsorção de conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectPequenas e médias empresas-
Palavras-chave: dc.subjectGargalos da gestão-
Título: dc.titleAbsorção de conhecimento em pequenas empresas de projeto : estrutura de análise para ambientes tecnológicos e colaborativos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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