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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Caldeira-Pires, Armando de Azevedo | - |
Autor(es): dc.creator | Moreno Jiménez, Daniel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:47:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:47:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-05-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-05-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-05-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/31830 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/891970 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável, 2017. | - |
Descrição: dc.description | A cidade de Medellín na Colômbia foi escolhida como a cidade mais inovadora no ano 2013. O reconhecimento foi principalmente por suas soluções em transporte, redução de emissões de CO2 e redução da criminalidade. No âmbito da mobilidade e sustentabilidade, a cidade de Medellín apresenta ainda pontos a serem melhorados. O objetivo desta dissertação é analisar o padrão de mobilidade urbana na área metropolitana de Medellín (Colômbia) por meio da aplicação do Índice de Mobilidade Urbana Sustentável (IMUS). O IMUS desenvolvido por COSTA (2008) possui uma visão sistêmica necessária para a sustentabilidade da mobilidade urbana, já que envolve, de alguma maneira, os pilares da sustentabilidade (Ambiental, social e econômico), com um sistema de domínios que interliga as ações tomadas num âmbito com as consequências de um outro ou ao invés. A pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas: Levantamento de informação secundária e revisão bibliográfica, contextualização da área de estudo, cálculo do IMUS para a cidade com informações, tanto primarias quanto secundarias e analise dos indicadores para cada domínio. Na fase final se analisou a sensibilidade do índice respeito aos projetos em execução e o domínio com maior peso do índice. Os resultados obtidos mostram que a cidade efetivamente tem pontos a favor na inovação, sobre todo na área de infraestrutura e transporte urbano. Comparado com outras cidades (Brasileiras) nas que já foi calculado o IMUS, os resultados mostram um índice de aproximadamente do dobro do valor do indice. Também conseguiu se concluir que o IMUS, além de ser uma ferramenta que facilita a compreensão de fenômenos interconectados, pode ser usado em outros contextos geográficos, políticos e sociais. | - |
Descrição: dc.description | Medellín city in Colombia was chosen as the most innovative city in the year 2013. The recognition was mainly for its solutions in transport, reduction of CO2 emissions and reduction of crime. In terms of mobility and sustainability, the city of Medellín also has points to improve. The objective of this dissertation is to analyze the urban mobility pattern in the metropolitan area of Medellín (Colombia) by applying the Urban Sustainable Mobility Index (IMUS). The IMUS developed by COSTA (2008) has a systemic vision necessary for the sustainability of urban mobility, since it involves in some way the pillars of sustainability (Environmental, social and economic) with a system of domains that interconnects the actions taken in a the consequences of another or rather. The research was developed in four stages: Survey of secondary information and bibliographic review, contextualization of the study area, calculation of the IMUS for the city with both primary and secondary information and analysis of the indicators for each domain. In the final phase, the sensitivity of the index regarding the projects in execution and the domain with greater weight of the index was analyzed. The results obtained show that the city has indeed favorable points in innovation, especially in the area of infrastructure and urban transport. Compared with other cities (Brazilian) in which the IMUS has already been calculated, the results show an index of approximately double. It has also been concluded that IMUS, besides being a tool that facilitates the understanding of interconnected phenomena, can be used in other geographic, political and social contexts. | - |
Descrição: dc.description | Centro de Desenvolvimento Sustentável | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobilidade urbana sustentável | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transporte - desenvolvimento econômico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Colômbia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Medellín (Colômbia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Índice de Mobilidade Urbana Sustentável (IMUS) | - |
Título: dc.title | Caracterização do Índice de Mobilidade Urbana Sustentável (IMUS) para a cidade de Medellin - Colômbia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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