Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Farias, Josivania Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Vitor, Thayane da Luz | - |
Autor(es): dc.creator | Lins, Paula Valente | - |
Autor(es): dc.creator | Pedroza Filho, Luiz Eduardo Azevedo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:47:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:47:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/21740 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.20397/g&t.v15i3.776. | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/891948 | - |
Descrição: dc.description | O estudo descreve a percepção de idosos quanto a sua propensão à adoção de tecnologias e sua inclusão digital. A abordagem teórica adotada foi o Technology Adoption Propensity Index (TAP-I) (Ratchford & Barnhart, 2012). Foi realizado estudo descritivo, qualitativo, com 16 entrevistados com idade entre 61 e 76 anos. A análise de conteúdo com triangulação de pesquisadores considerou a categorização a priori e a posteriori. Os resultados mostraram que fatores inibidores à propensão da adoção de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) – dependência, vulnerabilidade e percepção de inaptidão, são recorrentemente citados pelos sujeitos, bem como fatores contribuintes – otimismo, proficiência e percepção de necessidade e que os idosos percebem-se incluídos digitalmente. A categorização a posteriori gerou a emersão de duas novas dimensões - percepção de inaptidão e percepção de necessidade de uso de tecnologias. Propõe-se o avanço de pesquisas quantitativas futuras, visto que o TAP-I é, ainda, praticamente inexplorado no Brasil. | - |
Descrição: dc.description | This study describes the perception of elderly about their propensity to adopt technologies and their digital inclusion. The theoretical approach adopted was the Technology Adoption Propensity Index (TAP-I) (Ratchford & Barnhart, 2012). A descriptive and qualitative study was conducted with 16 respondents aged between 61 and 76 years. The content analysis with researcher's triangulation considered 'a priori and a posteriori' categorizations. The results showed that the results showed that inhibiting factors to propensity to the adoption of Information and Communication Technologies (ICTs) - dependency, vulnerability and disability perception are repeatedly cited by the subjects, as well as contributing factors - optimism, proficiency and perception of need and that the elderly perceive themselves digitally included. The 'a posteriori' categorization gave rise to two new dimensions - perception of disability and perceived need to use technologies. It was proposed the application of future quantitative researches, because the TAP-I is still practically unexplored in Brazil. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Administração (FACE ADM) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Mestrado Profissional em Administração (MPA) - Fundação Pedro Leopoldo | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Revista Gestão & Tecnologia - Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Brasil (CC BY-NC 3.0). Fonte: https://revistagt.fpl.edu.br/get/article/view/776/614. Acesso em: 20 out. 2016. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Idosos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
Título: dc.title | Inclusão digital na terceira idade : um estudo sobre a propensão de idosos à adoção de tecnologias da informação e comunicação (TICs) | - |
Título: dc.title | Digital inclusion of elderly : a study on the propensity to adoption of information and communication technologies (ICTs) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: