Funcionamento diferencial dos itens do teste não-verbal de inteligência SON-R 2½-7[a]

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorKarino, Camila Akemi-
Autor(es): dc.creatorLaros, Jacob Arie-
Autor(es): dc.creatorJesus, Girlene Ribeiro de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:47:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:47:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-04-05-
Data de envio: dc.date.issued2017-04-05-
Data de envio: dc.date.issued2012-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/23192-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722012000100003-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/891919-
Descrição: dc.descriptionA presença de uma quantidade considerável de itens com funcionamento diferencial (DIF) pode tornar um teste menos válido. Assim, este estudo investigou a existência de DIF no teste de inteligência SON-R 2½-7[a]. O teste é a versão abreviada do SON-R 2½-7, normatizado e validado em vários países da Europa. Os dados de 1.200 crianças da normatização brasileira foram utilizados para identificar a presença de DIF em relação à gênero e região, usando o método da TRI. Os resultados indicaram que, de um total de 60 itens, 5 itens apresentaram DIF entre os sexos e 13 itens apresentaram DIF entre as regiões. Conclui-se que há adequabilidade da maioria dos itens, o que viabiliza o uso do SON-R 2½-7[a] em contexto nacional.-
Descrição: dc.descriptionThe presence of a considerable amount of items with differential functioning can make a test less valid. Therefore, the existence of Differential Item Functioning (DIF) in the intelligence test SON-R 2½-7[a] was investigated. This is the abridged edition of the SON-R 2½-7 with normatization and validation studies realized in various European countries. The data of the Brazilian normatization sample of 1,200 children were used to verify the presence of DIF in relation to gender and region using the IRT method. Of a total of 60 items, 5 items were indicated as having DIF for gender and 13 items as having DIF between regions. It was concluded that the majority of the items were adequate, which makes the use of the test feasible in a national context.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherInstituto de Psicologia, Universidade de Brasília-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsPsicologia: Teoria e Pesquisa - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722012000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 04 abr. 2017.-
Palavras-chave: dc.subjectTestes de inteligência-
Palavras-chave: dc.subjectTestes não-verbais de inteligência-
Título: dc.titleFuncionamento diferencial dos itens do teste não-verbal de inteligência SON-R 2½-7[a]-
Título: dc.titleDifferential item functioning of the SON-R 2½-7[a] non-verbal intelligence test-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.