Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | mailto:alanaunb@gmail.com | - |
Autor(es): dc.contributor | mailto:juarezdosanjos@yahoo.com.br | - |
Autor(es): dc.creator | Luz, Alana Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Anjos, Juarez José Tuchinski dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:47:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:47:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45058 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-8270-3935 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0003-4677-5816 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/891901 | - |
Descrição: dc.description | O artigo tem por objetivo empreender um balanço das pesquisas em história da educação brasileira nos últimos dez anos sobre um objeto de estudo em particular, a caixa escolar. Na primeira parte são apresentados alguns procedimentos metodológicos adotados no levantamento historiográfico e os primeiros dados evidenciados sobre a caixa escolar enquanto objeto de pesquisa na história da educação brasileira dos últimos dez anos. Na segunda parte, são analisados, em uma leitura verticalizada, os trabalhos encontrados, buscando destacar as características, o funcionamento e os usos da caixa escolar no passado educacional do nosso país. | - |
Descrição: dc.description | This paper aims to make a balance of research about the history of Brazilian education over the last ten years on a particular object of study: the school fund. The first part introduces some methodological procedures adopted in the historiographical survey as the first evidenced data about the school fund as an object of research in the history of Brazilian education over the last ten years. The second part focused on analyzing, in a vertical reading, the works found, seeking to highlight the characteristics, functioning, and uses of the school funding in the past that our country has. | - |
Descrição: dc.description | El artículo hace balance de investigaciones en la historia de la educación brasileña en los últimos diez años sobre el fondo escolar. La primera parte presenta algunos procedimientos metodológicos adoptados en el levantamiento historiográfico y apunta a los primeros datos evidenciados sobre la educación escolar como objeto de investigación en la historia de la educación brasileña en los últimos diez años. En la segunda parte, se analizan los trabajos encontrados, en una lectura vertical, buscando resaltar las características, funcionamiento y usos del fondo escolar en el pasado educativo de nuestro país. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Faculdade de Educação da UFRJ | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Revista Contemporânea de Educação - Licença Creative Commons CC BY NC. Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/about/submissions#copyrightNotice. Acesso em : 21 out. 2022. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - história | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historiografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Caixa escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Brasil | - |
Título: dc.title | A caixa escolar na historiografia educacional brasileira recente (2011-2021) | - |
Título: dc.title | School fund in recent historiography of Brazilian education (2011-2021) | - |
Título: dc.title | El fondo escolar en la historiografia educativa brasileña reciente (2011-2021) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: