O gênero na política : a construção do "feminino" nas eleições presidenciais de 2010

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Autor(es): dc.creatorMota, Fernanda Ferreira-
Autor(es): dc.creatorTokarski, Flávia Millena Biroli-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:47:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:47:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/29292-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://dx.doi.org/10.1590/0104-8333201400430197-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/891883-
Descrição: dc.descriptionEste artigo discute as relações entre mídia, gênero e eleições por meio da análise da cobertura jornalística do Jornal Nacional da Rede Globo e do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral durante a campanha de 2010, com foco na cobertura e nas inserções das/os principais candidatas/os à Presidência da República, Dilma Rousseff, José Serra e Marina Silva. Não se propõe uma análise ampla da cobertura ou das estratégias eleitorais, mas um estudo sobre as marcas de gênero nesse material. Analisamos em que medida e de que forma o gênero marca a imagem de candidatas e candidato, no discurso jornalístico e no discurso da campanha. Procuramos, também, compreender diferenças e formas de reforço recíproco na mobilização de estereótipos de gênero nos dois registros.-
Descrição: dc.descriptionThe article discusses the intersections between media, gender and elections, presenting an analysis of the coverage in the Jornal Nacional, the evening news of the main Brazilian Television Network, Rede Globo, and propaganda produced by candidates during the 2010 Brazilian presidential elections. It is not a general analysis of TV news and propaganda, but a study focused on gender bias in an election that had two women running for President, both with real chances of winning. The analysis shows how gender is part of the image of the main candidates, both in journalism and in their own campaign strategies. We point out differences and complementarities in gender stereotypes in these two different discourses.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNúcleo de Estudos de Gênero - Pagu-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCadernos Pagu - (CC BY NC) - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332014000200197&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 31 out. 2019.-
Palavras-chave: dc.subjectMídia-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectEleições-
Palavras-chave: dc.subjectMulheres-
Palavras-chave: dc.subjectEstereótipos (Psicologia social)-
Título: dc.titleO gênero na política : a construção do "feminino" nas eleições presidenciais de 2010-
Título: dc.titleGender within politics : the building of the "feminine" in the 2010 presidential elections in Brazil-
Título: dc.titleGender within politics : the building of the "feminine" in the 2010 presidential elections in Brazil-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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