Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Álvares, Alberto José | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:46:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:46:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46736 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.55905/revconv.16n.4-030 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/891598 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta uma proposta de metodologia para Ensino Remoto Emergencial durante a pandemia do Corona Vírus de disciplinas na área de Automação da Manufatura e Automação de Processos, sendo disciplinas de quatro créditos, dois teóricos e dois práticos. As aulas práticas, antes presenciais, foram remodeladas para serem ministradas na modalidade remota, com atividades síncronas e assíncronas. A metodologia foi dividida em duas fases. Na fase 2, disciplinas que estão sendo ministradas pela segunda vez, já passaram pela fase 1, tem todo o conteúdo das aulas teóricas gravadas e disponibilizadas na modalidade de aulas assíncronas. Desta forma, as disciplinas usam as aulas síncronas virtuais para atividades de discussão do conteúdo, perguntas, resolução de exercícios, entre outras atividades, com valorização dos encontros síncronos, adotando assim o conceito de Aula Invertida, onde as aulas gravadas do semestre anterior são disponibilizadas com alguns dias de antecedência do encontro/aula síncrona. Utiliza-se o conceito de Tele-Laboratórios/Web Laboratórios/Laboratórios Remotos/Laboratórios Ciber-físicos para ministrar as aulas práticas. A metodologia de ensino/aprendizagem é baseada na Filosofia/Teoria Construtivista, com uso da aprendizagem baseada em problemas e projetos, sem utilizar avaliação baseada em provas e sim em trabalhos. | - |
Descrição: dc.description | This work presents a proposal for a methodology for Emergency Remote Teaching during the Corona Virus pandemic of disciplines in the area of Manufacturing Automation and Process Automation, being subjects with four credits, two theoretical and two practical. The practical classes, previously in person, were remodeled to be taught in remote mode, with synchronous and asynchronous activities. The methodology was divided into two phases. In phase 2, subjects that are being taught for the second time, have already passed through phase 1, with all the content of the theoretical classes recorded and made available in the form of asynchronous classes. In this way, the disciplines use virtual synchronous classes for activities to discuss content, questions, exercise resolution, among other activities, with value for synchronous meetings, thus adopting the concept of Inverted Class, where the recorded classes from the previous semester are made available. a few days in advance of the synchronous meeting / class. The concept of Tele-Laboratories/Web Laboratories/Remote Laboratories/Cyber-physical Laboratories is used to teach practical classes. The teaching/ learning methodology is based on the Philosophy / Constructivist Theory, using problem-based and project-based learning, without using evidence-based assessment but with work. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Tecnologia (FT) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Engenharia Mecânica (FT ENM) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Revista Contribuciones a Las Ciencias Sociales | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | (CC BY NC) This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Fonte: https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/576. Acesso em: 25 out. 2023. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aulas síncronas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aulas assíncronas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino remoto emergencial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria construtivista | - |
Título: dc.title | Desenvolvimento de metodologia e implantação de laboratório remoto de disciplinas de automação da manufatura para ensino remoto emergencial | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: