Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Ramalho, Maria Cecília Koehne | - |
Autor(es): dc.creator | Porto, Juliana Barreiros | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:46:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:46:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41581 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1590/1413-82712021260114 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0002-3594-9772 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0001-9164-2719 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/891544 | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo teve como objetivo a adaptação e investigação de evidências de validade da Escala de Segurança Psicológica em Equipe para o Brasil. A amostra foi composta por 8.310 trabalhadoras. Análises iniciais indicaram adequação da solução unifatorial, alfa de Cronbach = 0,84. Análise confirmatória do modelo unifatorial obteve bons índices de adequação, CFI = 0,995, RMSEA = 0,07. ADMd e ICC indicaram que parte da variância é explicada pelo grupo, ICC(1) = 0,195, viabilizando a emersão do construto. Hipotetizou-se que a segurança psicológica teria correlações com a percepção de práticas organizacionais. Os achados sustentam que as boas práticas investigadas possuem relação positiva com o construto, sendo mais forte com as práticas adotadas por homens. A relação negativa com as más práticas foi parcialmente confirmada. Por fim, identificou-se uma tendência quadrática entre status organizacional e segurança psicológica. Os resultados oferecem evidências de validade da escala para amostras de mulheres brasileiras. | - |
Descrição: dc.description | The objective of this study was to adapt and investigate validity evidence for the Team Psychological Safety Survey for Brazil and to test its feasibility to emerge at the team level. A sample of 8,310 female workers answered the scale. Initial analyses indicated the single-factor solution fitness, with Cronbach’s alpha = 0.84. Confirmatory factor analysis model obtained good fitness coefficients, CFI = 0.995, RMSEA = 0.07. Emersion was viable due to group variance identified by and ICC calculations. The hypothesis stated that psychological safety correlates with perceived organizational practices and that differences exist between men and women’s practices. Findings support that the good practices positively related to psychological safety, with differences between gender, while a negative relationship with bad practices was partially confirmed. A quadratic trend was identified between organizational status and psychological safety. Results provide validity evidence for the survey for samples of Brazilian women. | - |
Descrição: dc.description | El presente estudio tuvo como objetivo no solo adaptar e investigar las evidencias de validez de la Escala de Seguridad Psicológica en Equipo para la población brasileña, sino también probar su viabilidad para emerger a nivel de equipo. La muestra se compuso por 8.310 trabajadoras que contestaron la escala. Los primeros análisis señalaron la adecuación de la solución de un solo factor, α = 0,84. El modelo unifactorial del análisis factorial confirmatorio obtuvo buenos índices de adecuación, CFI = 0,995, RMSEA = 0.07. ADMd e ICC indicaron que parte de la varianza se explica por el grupo, ICC (1) = 0,195, viabilizando la emersión del constructo. Se planteó la hipótesis de que el constructo tendría correlaciones con la percepción de las prácticas organizacionales. Los hallazgos avalan que las buenas prácticas investigadas disponen de una relación positiva con el constructo, siendo más fuerte con las prácticas adoptadas por los hombres. La relación negativa con las malas prácticas se ha confirmado parcialmente. En conclusión, se identificó una tendencia cuadrática entre el estado organizacional y la seguridad psicológica. Los resultados proporcionan evidencias de validez de la escala para muestras de mujeres brasileñas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | (CC BY) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise fatorial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Grupos de trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diversidade | - |
Título: dc.title | Validity evidence of the team psychological safety survey | - |
Título: dc.title | Evidências de validade da escala de segurança psicológica em equipe | - |
Título: dc.title | Evidencias de validez de la escala de seguridad psicológica en equipo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: