Narrativas autobiográficas de mulheres Kalunga : tecendo fios da memória biocultural quilombola na licenciatura em educação do campo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAvanzi, Maria Rita-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Jáder de Castro Andrade-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:46:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:46:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-17-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-17-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-17-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48958-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/891541-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2023.-
Descrição: dc.descriptionOs saberes e fazeres socioambientais quilombolas perpassam os caminhos investigativos deste estudo. O objetivo principal foi a busca por um encontro com a memória biocultural Kalunga, por meio de narrativas autobiográficas de mulheres licenciandas da Educação do Campo da Faculdade UnB de Planaltina - DF. Essa busca se justifica pela importância desses saberes e fazeres socioambientais para a educação em ciências em propostas que busquem quilombolizar a Educação Ambiental, reconhecendo-os como patrimônio socioambiental de uma comunidade que tem enfrentado desafios e transformações ao longo do tempo. Os caminhos teórico-metodológicos da pesquisa se baseiam na perspectiva decolonial, bem como nos fundamentos da pesquisa participante e do método biográfico. A pesquisa aconteceu em três etapas investigativas, a primeira de aproximação ao universo da LEdoC/FUP e as duas seguintes em conformidade ao calendário acadêmico da Turma “Gabriela Monteiro”, respeitando a Pedagogia da Alternância do curso: Tempo Universidade e Tempo Comunidade. Na segunda etapa, além da observação participante, houve a realização de oficina de construção de narrativas autobiográficas, que revelou a presença de um corpo território carregado de memórias da infância com brincadeiras que envolvem elementos do Cerrado e relatos sobre as dificuldades de deslocamento em busca de escolas na cidade de Cavalcante-GO. A oficina favoreceu a reflexão acerca de suas histórias de vida e da transmissão oral desses saberes socioambientais que são indissociadas de suas ancestralidades. Na terceira etapa, durante o Tempo Comunidade, realizamos entrevistas no território, onde foi possível compreender que as experiências acadêmicas e comunitárias narradas pelas estudantes Kalunga revelam um processo de transformação e empoderamento, associado à formação na LEdoC/FUP e à autoidentificação quilombola. A memória biocultural se manifesta de maneira intrínseca na vida dessas mulheres, moldando suas práticas cotidianas, suas visões de mundo e suas jornadas formativas na Educação Básica e no Ensino Superior. Sendo assim, esse processo consolida nossa tese de que a memória biocultural é um elemento central na elaboração de uma proposta de Educação Ambiental Quilombola, contribuindo para a construção de processos educativos inclusivos, decoloniais e antirracistas comprometidos com a valorização da diversidade socioambiental no Brasil.-
Descrição: dc.descriptionThe knowledge and socio-environmental practices of the quilombola communities permeate the investigative paths of this study. The main objective was to seek an encounter with the Kalunga biocultural memory through autobiographical narratives of women pursuing a degree in Rural Education at the Campus UnB Planaltina - DF. This quest is justified by the importance of these knowledge and socio-environmental practices for the science education and in proposals that aim to quilombolize Environmental Education, recognizing them as the socio-environmental heritage of a community that has faced challenges and transformations over time. The theoretical and methodological approaches of the research are based on the decolonial perspective, as well as on the foundations of participatory research and the biographical method. The research took place in two investigative stages following the academic calendar of the "Gabriela Monteiro" Class, respecting the Pedagogy of Alternation in LEdoC/FUP: University Time and Community Time. The first stage, involving participant observation and a workshop for constructing autobiographical narratives, revealed the presence of the territorial body loaded with childhood memories of play involving elements of the Cerrado biome, and their accounts highlighted the difficulties of traveling in search of schools in the city of CavalcanteGO. The workshop facilitated reflection on their life stories and the oral transmission of these socio-environmental knowledge, which are inseparable from their ancestral heritage. In the second stage, during the Community Time, interviews were conducted in the territory, where it became evident that the academic and community experiences narrated by the Kalunga students revealed a process of transformation and empowerment, linked to their education at LEdoC/FUP and their selfidentification as quilombola. The biocultural memory manifests intrinsically in the lives of these women, shaping their daily practices, worldviews, and educational journeys in Basic Education and Higher Education. Thus, this process consolidates our thesis that biocultural memory is a central element in the construction of a proposal for Quilombola Environmental Education, contributing to the development of inclusive, decolonial, and anti-racist educational processes committed to the appreciation of socio-environmental diversity in Brazil.-
Descrição: dc.descriptionLos saberes y prácticas socioambientales quilombolas atraviesan los caminos investigativos de este estudio. El objetivo principal fue buscar un encuentro con la memoria biocultural Kalunga a través de narrativas autobiográficas de mujeres licenciadas en Educación del Campo de la Facultad UnB de Planaltina - DF. Esta búsqueda se justifica por la importancia de estos saberes y prácticas socioambientales para las ciencias y en propuestas que busquen quilombolizar la Educación Ambiental, reconociéndolos como patrimonio socioambiental de una comunidad que ha enfrentado desafíos y transformaciones a lo largo del tiempo. Por lo tanto, los enfoques teórico-metodológicos de la investigación se basan en la perspectiva decolonial, así como en los fundamentos de la investigación participativa y del método biográfico. La investigación se llevó a cabo en tres etapas investigativas, la primera de aproximación al universo de LEdoC/FUP y las dos siguientes en conformidad con el calendario académico de la Clase "Gabriela Monteiro", respetando la Pedagogía de la Alternancia del curso: Tiempo Universidad y Tiempo Comunidad. En la segunda etapa, además de la observación participante, se realizó un taller para construir narrativas autobiográficas, que reveló la presencia de un cuerpo-territorio cargado de memorias de la infancia con juegos que involucraban elementos del Cerrado y las convergencias en sus testimonios al relatar las dificultades de desplazamiento en busca de escuelas en la ciudad de Cavalcante-GO. El taller favoreció la reflexión sobre sus historias de vida y la transmisión oral de estos saberes socioambientales, que están indisolublemente ligados a sus ancestros. En la tercera etapa, durante el Tiempo Comunidad, se realizaron entrevistas en el territorio, donde fue posible comprender que las experiencias académicas y comunitarias relatadas por las estudiantes Kalunga revelan un proceso de transformación y empoderamiento, asociado a su formación en LEdoC/FUP y a su autoidentificación quilombola. La memoria biocultural se manifiesta de manera intrínseca en la vida de estas mujeres, moldeando sus prácticas cotidianas, sus visiones del mundo y sus trayectorias formativas en la Educación Básica y en la Educación Superior. Por lo tanto, este proceso consolida nuestra tesis de que la memoria biocultural es un elemento central en la elaboración de una propuesta de Educación Ambiental Quilombola, contribuyendo a la construcción de procesos educativos inclusivos, decoloniales y antirracistas comprometidos con la valorización de la diversidad socioambiental en Brasil.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionFaculdade UnB Planaltina (FUP)-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Física (IF)-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Química (IQ)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectSociobiodiversidade-
Palavras-chave: dc.subjectKalunga (Comunidade quilombola brasileira)-
Palavras-chave: dc.subjectDecolonialidade-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectEducação do campo-
Título: dc.titleNarrativas autobiográficas de mulheres Kalunga : tecendo fios da memória biocultural quilombola na licenciatura em educação do campo-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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