Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Costa, Sely Maria de Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Leite, Fernando César Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:46:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:46:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/31535 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.22201/iibi.24488321xe.2018.74.57923 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/891502 | - |
Descrição: dc.description | As relações conceituais entre comunicação da informação, gestão da informação e gestão do conhecimento são discutidas, com o objetivo de propor modelo conceitual que ilustra imbricações teóricas entre comunicação, gestão da informação e gestão do conhecimento na Ciência da Informação. À luz da literatura e com base em reflexões dos autores, o artigo discorre sobre aspectos epistemológicos da Ciência da Informação no que concerne a essas questões. O foco interdisciplinar da discussão permite abordar tanto autores seminais da Ciência da Informação quanto autores da comunicação e da gestão da informação e do conhecimento. Ao longo da discussão são apresentados modelos que ilustram tanto as abordagens dos autores mais relevantes quanto as construções teóricas que mostram as relações conceituais crucias entre os temas abordados. Conclui-se que uma abordagem que leva em conta essas relações deve ser privilegiada na Ciência da Informação, o que, por sua vez, requer adoção de abordagem associada da comunicação e da gestão, em diferentes contextos. Isto é, estudos de comunicação e de gestão, na Ciência da Informação, devem levar em conta suas imbricações conceituas, na medida em que são conceitos cujas abordagens tendem a estar fortemente associadas na área. | - |
Descrição: dc.description | Conceptual relationships amongst communication of information, information management and knowledge management are discussed, with the aim of presenting a theoretical framework of these topics within the information science. The discussion results from both the analysis of the literature and authors’ reflections. Therefore, the article discusses epistemological aspects of information science as regard these issues. The interdisciplinary focus of the discussion allows approaching seminal authors from both information science and from communication science, as well as authors from information and knowledge management. Throughout the discussion models that illustrate approaches from both the most relevant authors and researchers’ theoretical constructions that show crucial conceptual relationships amongst the topics covered are presented. It is concluded that an approach that takes into account these relationships should be privileged in information science, which, in turn, requires adoption of an associated approach of communication and management in different contexts. That is, communication and management studies in information science should take into account their conceptual overlaps, in the extent to which these are concepts whose approaches tend to be strongly associated in the area. | - |
Descrição: dc.description | En este artículo son discutidas las relaciones conceptuales entre comunicación de la información, gestión de la información y gestión del conocimiento con el objetivo de proponer modelo conceptual que ilustra imbricaciones teóricas de la comunicación, la gestión de la información y gestión del conocimiento en la Ciencia de la Información. Con base en la literatura y la reflexión de los autores, el artículo discute aspectos epistemológicos de la ciencia de la información en relación con estos temas. El enfoque interdisciplinario permite abordar tantos autores representativos de la Ciencia de la Información, de comunicación, de gestión de la información y gestión del conocimiento. A lo largo de la discusión son presentados modelos que ilustran los abordajes de autores pioneros, así como las construcciones teóricas que muestran las relaciones conceptuales más importantes entre los temas presentados. Se concluye que un abordaje que considera las relaciones antes descritas deben ser privilegiadas en la Ciencia de la Información, lo que a su vez requiere una adopción de los abordajes asociados a comunicación y gestión en los diversos contextos, lo que implica que estudios de comunicación y de gestión en las Ciencia de la Información, deben tener en cuenta sus abordajes conceptuales, teóricos inherentes, en la medida que son conceptos cuyos abordajes tienden a estar formalmente asociados en el área. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | La revista Investigación Bibliotecológica: archivonomía, bibliotecología e información permite el acceso y uso de sus contenidos según la licencia Creative Commons: Atribución – No comercial – Sin Derivar 4.0. Licencia de Creative Commons Ello implica que los contenidos sólo pueden ser leídos y compartidos siempre que se reconozca y se cite la autoría de la obra. No se puede usar la obra para fines comerciales ni modificarla. Fonte: http://rev-ib.unam.mx/ib/index.php/ib/about/submissions#copyrightNotice | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criação do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem Epistemológica da Ciência da Informação | - |
Título: dc.title | Imbricações teóricas entre comunicação e gestão da informação e do conhecimento na Ciência da Informação | - |
Título: dc.title | Theoretical overlaps between communication and information and knowledge management in Information Science | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: