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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Bulow, Marisa Von | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, João Victor Barbosa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:45:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:45:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47244 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/891414 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, 2023. | - |
Descrição: dc.description | A Internet e as mídias digitais se tornaram espaços sociais de troca e interação entre atores e grupos com significativo impacto no mundo contemporâneo. Desde o início da década de 2010, pesquisas de cientistas sociais identificam na subcultura gamer raízes conectadas a uma tecnocultura tóxica calcada em preconceitos, reacionarismo e intolerância. Tal fato, somado a outros fatores, levou à construção de um ativismo anti-videogames e uma opinião pública estigmatizada sobre jogos eletrônicos, tidos como potenciais produtos indutores de personalidades violentas e antissociais. Isso gerou um afastamento da comunidade gamer dos espaços sociais tradicionais e provocou uma aglutinação dessa população primeiro nos chans e image board e, depois, com o avançar das big techs, em espaços virtuais a partir de aplicativos que permitem a prefiguração de sociedades alternativas. A dicotomia entre a opinião pública e a identidade gamer criou um contexto de polarização e aversão, tendo esta última contribuído para a consolidação do ativismo antissistema. Sobretudo após a eleição de líderes de extrema-direita ao redor do globo, as comunidades de jogadores vêm sendo investigadas enquanto câmaras de reprodução de ideologias extremistas. Nesse contexto, a presente pesquisa foi pensada para compreender o processo de politização de jovens em espaços digitais povoados por subculturas gamer para responder quais cosmovisões, repertórios e práticas políticas atravessam essas comunidades no Discord do Brasil. A partir da abordagem etnográfica longitudinal, os dados coletados compreendem o período de imersão de quase 3 anos (2020-2023) nos três maiores grupos públicos organizados no aludido aplicativo. A análise empírica comprova que a comunidade e a subcultura gamer são diversas e plurais, embora impere um estado de hegemonia nos discursos e nas posições de poder. Isso leva à produção e circulação de conteúdo extremista e intolerante, mas que é mascarado por meios de técnicas de memetização para soar engraçado e ser mais aceito pelos integrantes. Em paralelo, os iniciados desenvolvem símbolos e expressões comunicativas próprias, cujo significado não é inteligível para não-iniciados. A partir do conceito de ativismo criptografado, a pesquisa demonstra a existência de fluxos de comunicação para a transmissão de sintagmas reacionários e intolerantes, os quais são mascarados para serem lidos e descobertos apenas por aqueles que conhecerem o caminho das pedras. A partir do Discord, transitam materiais produzidos por YouTubers, sites, blogs e produtores de conteúdo (influenciadores) que trabalham para a difusão da extrema-direita entre os jovens jogadores de videogame no País. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Ciência Política (IPOL) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ciência Política | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Radicalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Juventude - mídia digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gamers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade coletiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidades virtuais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aplicativos de comunicação | - |
Título: dc.title | Radicalização política e juventude no Brasil : a formação de identidade coletiva nas comunidades gamers no Discord | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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