Information technology governance in public organizations : how perceived effectiveness relates to three classical mechanisms

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Autor(es): dc.creatorHeindrickson, Gelson-
Autor(es): dc.creatorSantos Júnior, Carlos Denner-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:45:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:45:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-15-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-15-
Data de envio: dc.date.issued2014-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/21569-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.4301/S1807-17752014000200005-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/891355-
Descrição: dc.descriptionA Governança de TI é uma área de estudos recente que tem despertado muito interesse devido à importância cada vez maior da Tecnologia da Informação (TI) para as organizações, sejam elas públicas ou privadas. Isso justifica a existência de uma literatura científica sobre o tema governança de TI na qual este estudo se enquadra e para cujo desenvolvimento busca contribuir. Para tanto, realizou-se pesquisa empírica envolvendo 57 organizações públicas integrantes do governo federal brasileiro na qual foram examinadas as relações entre três mecanismos de governança – Comitê de TI, Gestores da Solução de TI e Processo de Portfólio de Investimento em TI – e a Efetividade da Governança de TI. Com base na literatura revisada, um modelo conceitual foi proposto para expressar as relações que esses construtos deveriam ter uns com os outros. Um questionário foi desenvolvido com base nesse modelo e aplicado a mais de 180 servidores públicos federais. As relações Causais foram testadas com análise de mediação e detectadas, em sua maioria, de acordo com o modelo. Os resultados indicam que o desempenho do Processo de Portfólio deveria sempre ser considerado em análises que tenham por objetivo avaliar os efeitos de Comitê de TI e de Gestores da Solução na efetividade da governança de TI. Isso significa que a não existência ou o baixo desempenho do Processo de Portfólio pode reduzir ou anular a contribuição positiva dos outros dois mecanismos para a efetividade da governança de TI. Por informar tomadores de decisão e gestores dos resultados em algumas das principais organizações da administração federal brasileira no planejamento e utilização TI em busca de efetividade da governança, as conclusões apresentadas neste artigo preenchem um vazio de conhecimento sobre as complementaridades e os efeitos de três mecanismos de governança na dinâmica dessas organizações. ______________________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionInformation technology (IT) governance has received a lot of attention lately, with a growing strategic importance currently being given to IT by both public and private organizations. This justifies the existence of a body of scientific literature on IT governance, to which this paper belongs and makes an attempt to contribute to. Towards that end, an empirical study was performed involving 57 public organizations of the Brazilian federal administration, examining the relationship between three governance mechanisms – IT steering committee, IT solution manager, and IT investment portfolio management process and IT governance effectiveness. Based on the literature review, a conceptual model was developed to express the causal relations that these constructs were expected to hold with one another. Through a custom-designed questionnaire submitted to over 180 federal public employees, the causal model was tested using mediation analysis and mostly confirmed. Results indicate that Portfolio Management should always be taken into account for analyses that aim to evaluate the effects of IT steering committees and solution managers on IT governance effectiveness. This means that a nonexistent or an underperforming Portfolio Management Process can lead to a reduction or cancellation of the potential positive contributions of the other two mechanisms to IT governance. By informing decision makers and public managers at some of the main federal public organizations in the country on how to plan and deploy IT to promote a more effective governance, the conclusions presented herein fill a previous knowledge gap in the complementarity and the joint effectiveness of three IT governance mechanisms on the IT dynamics of key public organizations.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Administração (FACE ADM)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherTECSI Laboratório de Tecnologia e Sistemas de Informação - FEA/USP-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsJISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-17752014000200297. Acesso em: 13 out. 2016.-
Palavras-chave: dc.subjectOrganizações públicas-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração pública-
Palavras-chave: dc.subjectEfetividade organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação-
Título: dc.titleInformation technology governance in public organizations : how perceived effectiveness relates to three classical mechanisms-
Título: dc.titleGovernança de ti em organizações públicas : como a efetividade percebida se relaciona com três mecanismos clássicos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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