Iconografia da experiência humana : uma forma contemporânea de literatura

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLontra, Hilda Orquídea Hartmann-
Autor(es): dc.creatorVillalba, Margareth dos Reis Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:45:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:45:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-02-11-
Data de envio: dc.date.issued2011-02-11-
Data de envio: dc.date.issued2011-02-11-
Data de envio: dc.date.issued2010-08-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/6859-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/891249-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, 2010.-
Descrição: dc.descriptionBuscamos demonstrar que uma produção literária, apresentada em forma iconográfica, é também literatura; e que é necessário encontrar procedimentos que auxiliem os leitores a abordá-la, de maneira interessante e criativa, a fim de concretizar a obra pela leitura. Usamos como corpus para este trabalho o Atlas da Experiência Humana, de Louise van Swaaiy e Jean Klare, cartógrafos holandeses. Fundamentamo-nos na abordagem semiótica e semiolinguística e nos princípios de Jauss e Iser, teóricos da recepção, que colocam no leitor o papel de co-autor. Fizemos uma incursão nos ditames da Hermenêutica, tal como é vista por Heidegger e Paul Ricoeur, relacionando-a a aspectos básicos da teoria recepcional. Partindo do estudo de gêneros textuais, submergimos à Antiguidade, buscando, em Platão e Aristóteles, o construto da mimese, origem da obra de arte, bem como as diversas classificações de gêneros literários que constituíram a literatura ao longo dos séculos. Para alcançar nosso intento, formulamos a concepção de literatura, tendo como fundamento a obra de Terry Eagleton, que nos fez viajar dos primórdios até nossos dias, percorrendo da definição literal até as teorias posteriores aos formalistas russos. Esse painel histórico-crítico nos fez perceber o quanto a literatura influenciou as sociedades e como, ao deixar a rigidez da normatização, ela se enriqueceu com a experiência humana. Embasados nesse quadro teórico, fizemos a análise de quatro mapas, dos vinte e um que compõem a obra, escolhendo-os conforme os aspectos histórico-literários que fundamentaram a pesquisa. Como nossa meta é auxiliar àqueles que se dedicam ao magistério (e acreditam na força da leitura como resgate de situações ambivalentes), apresentamos uma sistematização de procedimentos para tornar eficiente a formação de habilidades interpretativas nos estudantes. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionWe aim to show that a literary production in an iconographic form is also literature and it is by implication necessary to find ways to enable readers to approach it in a creative and interesting manner with the goal of concretizing it by reading. We have drawn as a corpus for this paper on Atlas of human experience by Dutch cartographers Louise van Swaaly and Jean Klare. We have derived our foundation from the semiotic and semiolinguistic approach as well as from the principles of Jauss and Iser, reception theorists who provide the reader with a role as a coauthor. We have likewise delved into Hermeneutics, as it is viewed by Heidegger and Paul Ricoeur, and connected it with the essentials of reception theory. From text genre we proceeded to Classical Antiquity seeking in Plato and Aristotle the construct of mimesis, the origin of the work of art, as well as the various types of literary genre which have shaped literature over the centuries. To attain our goal, we have shaped the conception of literature based on Terry Eagleton’s work, which made us embark on an all-pervasive survey from the early times up to the present age, all the way from the literal concept down to the theories arising after the Russian formalists. The historical-critic approach emerging there from has led us to realize how deep literature’s social influence is and, likewise, how it has enriched itself from human experience upon getting rid of the rigidity of its norms. Based on this theoretical framework, we have brought four maps into analysis, out of the twenty-one making up the work, chosen in accordance with the historic-literary aspects on which the survey has been grounded. As our goal is to be of help to those committed to teaching - who believe in reading as a power affording a way out of ambivalent situations - we have systematized procedures to render effectual the development of interpretive skills among students.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura - estética-
Palavras-chave: dc.subjectIconografia-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem multimodal-
Título: dc.titleIconografia da experiência humana : uma forma contemporânea de literatura-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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