A experiência teatral na construção de narrativas cênicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRibeiro, José Mauro Barbosa-
Autor(es): dc.contributoredgleumat@gmail.com-
Autor(es): dc.creatorBarbosa, Edgleuma Pereira Tavares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:45:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:45:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-10-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-10-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-10-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41613-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/891215-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2021.-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa pretende refletir sobre o processo da construção de narrativas, a partir da manipulação de bonecos, rodinha de conversa, histórias de objetos e observações cotidianas, em uma turma do 2o ano do Ensino Fundamental. Busca compreender como as narrativas dessas crianças são transformadas em cenas teatrais e quais as implicações desse processo narrativo. O foco de interesse consiste em oportunizar situações práticas e significativas, contextualizadas aos saberes e fazeres teatrais, vivenciados de forma lúdica. Essa experiência da prática teatral aponta para o favorecimento da fala e escuta sensíveis, possibilitando oportunidades para vivenciar e ressignificar suas próprias narrativas. A construção teórico metodológica da pesquisa traz como referência o processo metodológico da pesquisa-ação de René Barbier, o teatro de bonecos de Izabela Brochado, Ana Maria Amaral, Idalina Ladeira e Sarah Caldas. A abordagem realizada sobre narrativas e rodas de conversa baseou-se em Luciana Hartmann, Cecília Warschauer, Gilka Girardello e Luciana Ostetto. O alicerce teórico referente à Ludicidade foi ancorado em Tizuko Kishimoto, a Jogos Teatrais em Viola Spolin, e a Jogos Cooperativos em Fábio Brotto e Marcos Correia. As teorias de Vygotsky, sobre o desenvolvimento infantil, Jonh Dewey, com a experiência educativa, e Paulo Freire, acerca da simbologia cultural e social, contribuíram significativamente para o percurso da pesquisa.-
Descrição: dc.descriptionThe present research intends to reflect on the process of construction of narratives, from the manipulation of puppets, conversation circles, stories of objects and daily observations, in a class of the 2nd year of Elementary School. It seeks to understand how the narratives of these children are transformed into theatrical scenes and what the implications of this narrative process are. The focus of interest consists in providing practical and meaningful situations, contextualized to theatrical knowledge and practices, experienced in a playful way. This experience of theater practice points to the favoring of sensitive speech and listening, providing opportunities to experience and reframe their own narratives. The theoretical and methodological construction of the research brings as a reference the methodological process of action research by René Barbier, and the puppet theater by Izabela Brochado, Ana Maria Amaral, Idalina Ladeira and Sarah Caldas. The approach taken on narratives and conversation circles was based on Luciana Hartmann, Cecília Warschauer, Gilka Girardello and Luciana Ostetto. The theoretical foundation for Ludicity was anchored in Tizuko Kishimoto, for the Theatrical Games in Viola Spolin, and for the Cooperative Games in Fábio Brotto and Marcos Correia. Vygotsky's theories on child development, John Dewey, with educational experience, and Paulo Freire, on cultural and social symbology, contributed significantly to the research path as well.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Artes (IdA)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro de bonecos-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativas-
Palavras-chave: dc.subjectRodinha de conversa-
Palavras-chave: dc.subjectEscuta sensível-
Palavras-chave: dc.subjectLudicidade-
Palavras-chave: dc.subjectJogos teatrais-
Palavras-chave: dc.subjectJogos cooperativos-
Título: dc.titleA experiência teatral na construção de narrativas cênicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.