O lugar do pensamento crítico e criativo na formação de professores que ensinam matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília-
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Brasília-
Autor(es): dc.creatorGontijo, Cleyton Hércules-
Autor(es): dc.creatorFonseca, Mateus Gianni-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:45:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:45:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-24-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-24-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48125-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.5335/rbecm.v3i3.11834-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/891209-
Descrição: dc.descriptionCada vez mais o pensamento crítico e criativo é defendido no cenário internacional como uma capacidade necessária para a educação do século XXI. No Brasil, esse assunto ainda é algo novo, sobretudo para os professores da educação básica. Com vistas a contribuir com o campo de formação de professores, planejou-se um conjunto de oficinas de pensamento crítico e criativo em matemática, realizado num contexto de formação continuada no espaço escolar, com 27 professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola de rede pública do Distrito Federal, de modo a analisar o potencial deste tipo de atividade como suporte ao trabalho docente com vistas ao estímulo do pensamento crítico e criativo dos estudantes. Neste trabalho, descrevemos uma dessas oficinas que explorou temática no campo das grandezas e medidas e proporcionalidade. As percepções reveladas pelos professores acerca da oficina demonstram que as atividades articulam adequadamente a base conceitual e metodológica, contribuindo positivamente com a formação docente e subsidiando a aplicação do modelo no trabalho com os estudantes.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Ciências Exatas (IE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Matemática (IE MAT)-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) - UPF-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0-
Palavras-chave: dc.subjectPensamento crítico-
Palavras-chave: dc.subjectCriatividade em matemática-
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada-
Título: dc.titleO lugar do pensamento crítico e criativo na formação de professores que ensinam matemática-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.