O impacto de exposições museológicas na motivação para aprender Ciências

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorZimmermann, Erika-
Autor(es): dc.creatorPorto, Franco de Salles-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:45:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:45:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-01-07-
Data de envio: dc.date.issued2010-01-07-
Data de envio: dc.date.issued2010-01-07-
Data de envio: dc.date.issued2008-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/3021-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/891151-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Física, Instituto de Química, 2008.-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste trabalho foi estudar a possibilidade de se complementar a educação científica escolar no ensino das ciências, através da parceria museuescola. Assim sendo, a partir dessa parceria, levou-se uma exposição museológica sobre Óptica para uma escola pública da Região Administrativa de Taguatinga – DF, a fim de observar o comportamento de uma turma de Ensino Médio ao visitar a exposição. A exposição, baseada nos trabalhos de Queiroz, Barbosa-Lima e Santiago (2006), objetivava motivar os estudantes-visitantes a aprender Óptica mostrando o modo como ela foi utilizada por grandes mestres da pintura na criação de suas telas. Fazia parte da exposição uma imensa câmara escura com um pequeno orifício em um dos seus lados, para a passagem da luz vinda de um objeto de fora da câmara, a ser projetado em uma tela localizada em seu interior. Assim, tinha-se pronto o produto exigido para o mestrado profissionalizante. No entanto, resolveu-se fazer também uma pesquisa empírica, pois desejava-se descobrir se a exposição motivava a aprendizagem dos visitantes. Para tanto, planejou-se uma pesquisa qualitativa, com a coleta de dados em três momentos. Nos dois primeiros momentos, observou-se a interação dos alunos antes e durante a visita à exposição. O terceiro ocorreu em sala de aula com a professora-colaboradora. Os resultados do estudo mostram a possibilidade de que atividades desse tipo agucem a curiosidade em relação às ciências, contribuindo para melhorar o processo de ensinoaprendizagem de ciências. Portanto, acredita-se que a parceria museu-escola pode ter influência positiva no processo educacional. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe objective of that work was to study the possibility to complement the school science education through a partnership museum-school. So, starting from this partnership, an exhibition about optics was build and taken to a public school of Taguatinga - DF, to observe the behavior of a group of students visiting the exhibition. Part of the exhibition was a camera obscura with a small hole in one on their sides, for the passage of the light coming from of an object outside which was projected in a screen inside the camera. The whole exhibition was based on the work of Queiroz, Barbosa-Lima and Santiago (2006). The exhibition was the teaching product demanded for the professional master's degree. However, it was also decided to do an empiric research to understand whether the exhibition could motivate visitors' learning of science. To do so it was planned a qualitative research that had three moments of data collection. In the first two moments, the interaction with the group of students was observed and video-taped. The third moment of observation happened back in the classroom with the teacher-collaborator. The results of this study show the possibility that such activities can sharpen visitor’s scientific curiosity, thus contributing to improve the process of science learning. Therefore, it is believed that the partnership museum-school, with school exhibitions can have positive influences upon the science learning processes.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Química (IQ)-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Física (IF)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectMuseus - exposição-
Palavras-chave: dc.subjectCiências - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEspaços não-formais de educação-
Palavras-chave: dc.subjectCâmeras escuras-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Distrito Federal (Brasil)-
Título: dc.titleO impacto de exposições museológicas na motivação para aprender Ciências-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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