Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barretto Filho, Henyo Trindade | - |
Autor(es): dc.creator | Calçavara, Lilian Brandt | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:45:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:45:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37041 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/891083 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Departamento de Antropologia, Faculdade de Educação, Faculdade UnB Planaltina, Instituto de Ciências Sociais, 2019. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação se propõe a oferecer um possível retrato do mundo das ijadòkòma – as moças Karajá. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação e a principal ferramenta foi a linguagem audiovisual, processo no qual elas assumiram o protagonismo das atividades. As moças gravaram alguns vídeos a partir de temas que elas propuseram e editamos o material de modo colaborativo. A partir da relação mais próxima com as moças, vieram à tona outros temas: as amizades, a cultura, o “vício” no celular, as redes sociais, os namoros, suas motivações e sofrimentos. Relaciono essa vivência com a literatura, trazendo elementos do pluriverso das moças Karajá e de pesquisas que se relacionam aos temas abordados. | - |
Descrição: dc.description | This dissertation aims to offer a possible portrait of the world of the ijadòkòma – the Karajá girls. The methodology used was action-research and the main tool was the audiovisual language, a process in which they took on the protagonism of the activities. The girls recorded some videos about themes they proposed and the material was edited collaboratively. From a closer relationship with the girls other issues came to surface: friendships, culture, cell phone “addiction”, social networks, dating, their motivations and sufferings. I relate this experience with the literature, bringing up elements from the pluriverse of the Karajá girls and from studies related to the themes addressed. | - |
Descrição: dc.description | Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Antropologia (ICS DAN) | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Sociais (ICS) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais, Mestrado Profissional | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Povos indígenas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indígenas - vida e costumes sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indígenas - aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indígenas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Antropologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indígenas Karajá - Tocantins (TO) | - |
Título: dc.title | Ijadokoma itxỹte : as moças Karajá “doidinhas” e “lindas como sempre” | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: