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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Pilati, Ronaldo | - |
Autor(es): dc.contributor | Rabelo, André Luiz Alves | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Sérgio Paulo da Silveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:45:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:45:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38647 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/891044 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2020. | - |
Descrição: dc.description | O objetivo desta dissertação foi desenvolver e testar um modelo social-cognitivo da declaração de teísmo, integrando abordagens cognitivas e de raciocínio motivado sobre declarações de crença. Inicialmente, apresenta-se o ateísmo analítico, a teorizada correlação negativa entre teísmo e estilo cognitivo analítico (medido pelo CRT), bem como a evidência conflitante a seu respeito. Em seguida, é introduzida a promissora perspectiva – derivada da Teoria da Dupla Herança – de que a transmissão cultural de crenças é facilitada por exibições que aumentam a credibilidade (CREDs): a hipótese do viés de CREDs. O modelo foi construído com a exposição a CREDs também como proxy de identidade religiosa, baseado em evidências de que perguntas sobre crenças pessoais eliciam um raciocínio de proteção à identidade. Assim, o modelo social-cognitivo propõe que a exposição a CREDs é moderada pelo CRT na estruturação da declaração de teísmo, o que se avaliou por meio de três estudos. No Estudo 1 (N = 220), CRT e CREDs interagiram na predição da declaração de teísmo diferencial em uma amostra universitária brasileira, em consonância com o modelo social-cognitivo. Participantes analíticos nos extremos da identidade religiosa foram mais enviesados ao adivinhar o teísmo médio entre colegas. No Estudo 2 (N = 88), essas variáveis independentes foram consistentes com medidas de validade convergente, mas os efeitos do Estudo 1 não foram replicados. No experimental Estudo 3 (N = 203), com participantes universitários dos EUA, os efeitos foram replicados no grupo de intervenção, mas não no grupo controle, conforme previsto pelo modelo. Curiosamente, o ateísmo analítico foi sistematicamente mais forte no modelo social- cognitivo do que no puramente cognitivo, indicando ganhos de sinergia. Combinados, esses achados podem ser vistos como evidência inicial de que, quando pessoas são questionadas sobre sua crença em Deus(es), a resposta muda com o estilo cognitivo: para intuitivos, é uma declaração ingênua de crença; para analíticos, uma racionalização da identidade religiosa herdada. | - |
Descrição: dc.description | This research aimed to develop and test a social-cognitive model of theism, integrating cognitive and motivated reasoning accounts of belief. I initially present analytic atheism, the theory of a negative correlation between theism and analytic cognitive style (measured by CRT), and its conflicting evidence; then, I introduce a promising dual-inheritance hypothesis of cultural transmission of beliefs through credibility enhancing displays: the CREDs bias. Modeling uses the exposure to CREDs also as a proxy for (a)religious identity, due to evidence of identity- protective reasoning in belief declarations. The social-cognitive model in which CRT moderates the exposure to CREDs in structuring theism declaration is evaluated across three studies. In Study 1 (N=220), CRT and CREDs interacted in predicting differential theism declaration in a Brazilian college sample, in line with the social-cognitive model. Analytical participants at the extremes of (a)religious identity were biased in guessing average theism among colleagues. In Study 2 (N=88), independent variables were consistent with convergent validity measures, but the effects of Study 1 were not replicated. In experimental Study 3 (N=203), with US participants, the effects did replicate in the intervention group, but not in control, as predicted by the model. Interestingly, analytic atheism was stronger in the social-cognitive model than in the purely cognitive, indicating synergy gains. These findings can be seen as (soft) evidence that, when a person is asked about belief in God(s), the answer changes with cognitive style: from a naïve declaration of belief, for the intuitive, to a rationalization on inherited identity, for the analytical. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teísmo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelo dual da mente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dupla herança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizado cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cognição social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Região - aspectos psicológicos | - |
Título: dc.title | A dual-inheritance based social-cognitive model of theism declaration | - |
Título: dc.title | Um modelo social-cognitivo da declaração de teísmo baseado na dupla-herança | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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