Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Murta, Sheila Giardini | - |
Autor(es): dc.creator | Rosa, Isabela Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Menezes, Jordana Calil Lopes de | - |
Autor(es): dc.creator | Rieiro, Marcella Regina Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Borges, Ohary de Sousa | - |
Autor(es): dc.creator | Paulo, Silvia Guimarães de | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Verônica de | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Danilo Cruvinel | - |
Autor(es): dc.creator | Del Prette, Almir | - |
Autor(es): dc.creator | Del Prette, Zilda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:45:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:45:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33147 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722012000300009 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/891013 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo descreve a avaliação de um programa preventivo para adolescentes, professores e familiares, focado em direitos sexuais e reprodutivos, resiliência e habilidades sociais assertivas. Foram conduzidas dez sessões psicoeducacionais com os adolescentes (N = 54), três oficinas com os docentes (N = 11) e duas visitas domiciliares às famílias (N = 7). Os resultados, avaliados por medidas qualitativas de autorrelato, mostram que os familiares buscaram serviços da comunidade recomendados na intervenção, os docentes relataram disposição para atuar no fortalecimento da rede social dos adolescentes e estes relataram melhoria na qualidade da comunicação com os pais, prática de sexo seguro e tolerância à diversidade. São discutidas as limitações e possibilidades de intervenções ecológicas e uma agenda de pesquisa na área. | - |
Descrição: dc.description | This paper describes the evaluation of a preventive program for adolescents, teachers and family members, focused on sexual and reproductive rights, resilience and assertive social skills. Ten psychoeducational sessions were conducted with adolescents (N = 54), three workshops with teachers (N = 11) and two home visits to the families (N = 7). The results, evaluated by self report qualitative measures, pointed that families searched community services recommended during the intervention, teachers demonstrated sensitiveness to strengthening the adolescents' social support network, and adolescents reported improvement related to quality of adolescents-parents communication, safe sex practice and tolerance toward the human diversity. Possibilities and limits of ecological interventions are discussed, as a research agenda in this field as well. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Psicologia: Teoria e Pesquisa - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY NC). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722012000300009&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 27 out. 2017. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prevenção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conscientização social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resiliência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direitos sexuais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direitos reprodutivos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescentes - saúde e higiene | - |
Título: dc.title | Direitos sexuais e reprodutivos na escola : avaliação qualitativa de um estudo piloto | - |
Título: dc.title | Sexual and reproductive rights at school : qualitative evaluation of a pilot study | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: