Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Gerlin, Meri Nadia Marques | - |
Autor(es): dc.creator | Simeão, Elmira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:44:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:44:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-12-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-12-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/22019 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/890953 | - |
Descrição: dc.description | Trabalhos originalmente apresentados no IV Seminário Hispano Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade. | - |
Descrição: dc.description | No século XXI o contador de histórias apropria-se de técnicas da cultura oral para o enriquecimento da sua prática. Participa de atividades presenciais como cursos e oficinas, conecta-se às redes digitais, realiza pesquisas, produz conhecimento e compartilha informações. Com base no exposto, procede-se ao relato da ação de uma pesquisa em andamento com o objetivo de investigar as competências narrativas e em informação que o contador de histórias possui na sociedade da informação. Realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília, insere-se no contexto das discussões do Grupo de Pesquisa Competência em Informação e do Grupo de Estudos sobre Educação e Trabalho de Arquivistas e Bibliotecários. No processo da pesquisa utilizou-se um questionário contendo indicadores de perfil e contexto para dar visibilidade às competências dos contadores de histórias de duas regiões brasileiras: Brasília e Espírito Santo. Com a análise comparativa dos dados, percebeu-se que os contadores de histórias profissionais interagem socialmente por meio do acesso às redes digitais. De uma maneira geral, possuem experiência no campo da narrativa oral e participam de atividades de formação. São possuidores de competências que tornam possível o compartilhamento de informações em espaços híbridos, porém, precisam aprender a produzir conhecimento voltado para a sua área de atuação. Apesar de a investigação ser realizada no Estado do Espírito Santo e em Brasília, entende-se que o movimento de apropriação das Tecnologias de Informação e Comunicação que alimentam as redes dos contadores de histórias tende a aproximá-los em diversas regiões brasileiras. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pela detentora de direitos autorais patrimoniais, em 11 de outubro de 2016, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 Interancional, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contadores de histórias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competência informacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociedade da informação | - |
Título: dc.title | Tecendo redes e narrando histórias : competências do contador de histórias na sociedade da informação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: