O grau de satisfação dos usuários do portal de periódicos da CAPES : estudo de caso na Universidade de Brasília e na Universidade Federal de Goiás

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCunha, Murilo Bastos da-
Autor(es): dc.creatorMonteiro, Rose Cleide Mendes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:44:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:44:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2009-10-23-
Data de envio: dc.date.issued2009-10-23-
Data de envio: dc.date.issued2009-10-23-
Data de envio: dc.date.issued2005-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/2038-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/890862-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2005.-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa teve como objetivo geral identificar o grau de satisfação dos usuários do Portal de Periódicos mantido pela Capes em cinco programas de pós-graduação – Educação, Matemática, Direito, Engenharia Elétrica, Medicina Tropical – na Universidade Federal de Goiás (UFG) e na Universidade de Brasília (UnB). Os objetivos específicos eram: investigar as dificuldades enfrentadas pelos usuários; identificar o índice de relevância dos artigos copiados do Portal; identificar o percentual de atendimento por parte do Portal às demandas dos usuários; verificar se o uso do Portal refletiu no aumento da produção científica dos usuários. O universo da pesquisa foi composto pelos pesquisadores, docentes, alunos de pósgraduação e bibliotecários das duas universidades selecionadas. A coleta de dados foi realizada por meio de: questionário auto-aplicável com perguntas abertas e fechadas; entrevista estruturada com professores e/ou coordenadores de pós-graduação; entrevista com bibliotecários para complementar dados e visita a bibliotecas da UnB e UFG. Foram respondidos e analisados 248 questionários. Os resultados demonstram que 73,7% dos respondentes pensam que os periódicos eletrônicos têm influenciado suas atividades de pesquisa ou produtividade e 26,3% pensam que não. Com a assertiva, “publiquei mais artigos porque periódicos eletrônicos dão acesso rápido e fácil a artigos de qualidade”, concordam plenamente 33,6% dos respondentes, 48,7% concordam em parte e 17,7% discordam. Declaram desconhecer o Portal 26,8% dos respondentes e 7,5% não sabem utilizá-lo. A maior dificuldade enfrentada pelos usuários é obter cópia de texto completo. É alto o grau de relevância dos artigos do Portal para 96% dos usuários que atribuíram grau acima de 50%. Mais da metade dos respondentes atribuiu nota maior que 70 ao Portal e 86,1%, nota maior que 50 quanto à capacidade de atendimento das suas necessidades de informação. Dos 184 usuários do Portal, 48% não preparam a estratégia de busca com antecedência. Quanto ao grau de satisfação em relação ao uso do Portal, os usuários estão razoavelmente satisfeitos nos aspectos velocidade de acesso, seleção e idioma dos títulos, divulgação do Portal e apresentação gráfica. A pesquisa conclui que a maioria dos usuários está razoavelmente satisfeita com o Portal de periódicos da Capes e que é necessária maior divulgação do Portal e treinamento.-
Descrição: dc.descriptionThe research had as general objective to identify the user satisfaction degree of CAPES Periodic Portal, kept by CAPES in five post-graduation programs – Education, Mathematics, Law, Electric Engineering, Tropical Medicine – at the Federal University of Goiás (UFG) and University of Brasilia (UnB). The specific objectives were: to investigate the difficulties faced by users; to identify the relevance level of copied articles from the Portal; to identify the percentage of Portal fulfillment of users requests; to verify if the Portal use reflected on the increase of users scientific production. The universe of the research was composed by researchers, professors, postgraduation students and librarians of the two selected universities. The data collection was carried out through a self-applicable questionnaire with open and closed questions; interviews structured with post-graduation professors and/or coordinators; interview with librarians to complement data and visits to UnB and UFG libraries. 248 questionnaires were answered and analyzed. The results demonstrate that 73.7% of the respondents think that the electronic periodic have influenced their activities of research or productivity and 26.3% think that it did not. 33.6% of the respondents fully agree with the assertive, "I published more articles because electronic periodic give easy and fast access to quality articles", 48.7% partly agree and 17.7% disagree. 26.8% of the respondents declare to be unaware of Portal and 7.5% do not know how to use it. The major difficulty faced by the users is to get a complete text copy. The degree of relevance of the Portal articles is high for 96% of the users who attributed a degree above 50%. More than half of the respondents attributed a note higher than 70 to the Portal and 86.1%, a note higher than 50 regarding the capacity of attendance of their information necessities. From the 184 users of the Portal, 48% do not prepare the searching strategy with antecedence. Regardig the degree of satisfaction related to the use of the Portal, the users are fairly satisfied on the access speed, titles selection and language, Portal advertising and graphical presentation. The research concludes that the majority of users is reasonably satisfied with CAPES Periodic Portal, and that is necessary an increased Portal advertising and trainning.-
Descrição: dc.descriptionCentro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca digital-
Palavras-chave: dc.subjectUsuários de bibliotecas-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação-
Título: dc.titleO grau de satisfação dos usuários do portal de periódicos da CAPES : estudo de caso na Universidade de Brasília e na Universidade Federal de Goiás-
Título: dc.titleThe satisfaction degree of CAPES Periodic Portal users : case study in the University of Brasilia and Federal University of Goiás-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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