Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Viana, Dianne Magalhães | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Maria de Fátima Souza e | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:44:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:44:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-07-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-07-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/32364 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/890767 | - |
Descrição: dc.description | A educação em engenharia no Brasil enfrenta desafios cada vez mais complexos: deve incentivar a inovação e ser inovadora, deve contemplar temas contemporâneos como a preocupação com o meio ambiente e simultaneamente proporcionar aos estudantes o desenvolvimento das chamadas competências transversais. Além disto, os conteúdos teóricos de cada disciplina devem ser apresentados nas realidades em que se inserem, ressaltando sua integração em contextos interdisciplinares, contemplando, assim, as transformações epistemológicas em curso. No artigo discute- se o enfrentamento destes desafios a partir de um estudo de caso realizado quando da criação de um ambiente de aprendizagem que oportuniza aos estudantes de engenharia o desenvolvimento do projeto de um veículo elétrico para apoio à coleta seletiva de resíduos sólidos no campus Darcy Ribeiro da UnB. Os procedimentos adotados para a criação do ambiente de aprendizagem são apresentados, bem como os resultados obtidos. Observou-se a potencialidade de tal ambiente em termos de geração de conhecimento, educação ambiental e tecnológica, desenvolvimento pessoal dos participantes e potencialidades advindas da interdisciplinaridade. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Tecnologia (FT) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Cidade Gráfica e Editora | - |
Relação: dc.relation | http://repositorio.unb.br/handle/10482/32265 | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília pelo Decanato de Extensão da UnB para disponibilizar, no site repositorio.unb.br, o livro Universidade para o século XXI: educação e gestão ambiental na Universidade de Brasília. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Veículos elétricos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Coleta seletiva de lixo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia - aspectos sociais | - |
Título: dc.title | Projeto de um veículo elétrico para apoio à coleta seletiva : uma experiência que une ensino, pesquisa e extensão | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: