Aprendizagem como gênese : prática, skill e individuação

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Autor(es): dc.creatorSautchuk, Carlos Emanuel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:44:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:44:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-05-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-05-
Data de envio: dc.date.issued2015-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/25189-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-71832015000200006-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/890570-
Descrição: dc.descriptionA partir dos processos de construção da pessoa de pescadores costeiros e de lago no estuário do Amazonas, este artigo trata sobre abordagens da aprendizagem na antropologia. São discutidas alternativas ao tratamento da aprendizagem como socialização ou transmissão de conhecimento e à distinção formal/informal, apresentando propostas etnograficamente fundamentadas e centradas na prática. Em seguida, trata-se dos potenciais e limites da noção de skill, que amplia o foco deste debate para abarcar a relação dos organismos-pessoas com animais não humanos, ambientes, objetos, etc. Depois, faz-se uma aproximação à noção de individuação, do filósofo da técnica G. Simondon, e das implicações de sua proposta ontogenética para a compreensão do anthropos e da aprendizagem. Nesses termos, e sempre com base na comparação entre os pescadores amazônicos, defende-se a ideia da aprendizagem como gênese simultânea da pessoa e de um sistema de relações.-
Descrição: dc.descriptionThis article describes and reflects on approaches to learning in anthropology based on person-making processes among coast and lake fishermen in the Amazon estuary. It discusses alternatives to perspectives on learning as socialization or knowledge transmission and to the formal-informal divide by putting forth an ethnographically grounded, practice-centered approach. I comment on the potentials and limits of the notion of skill, which broadens the scope of debates on learning to encompass relations between organisms-persons and non-human animals, environments, and objects. Finally, I evoke Gilbert Simondon’s notion of individuation and his ontogenetic proposal for understanding the anthropos and learning. Drawing on this literature and on a comparison between Amazonian fishermen, I put forth a notion of learning as the simultaneous genesis of a person and of a system of relations.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Social - IFCH-UFRGS-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsHorizontes Antropológicos - Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-71832015000200109&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 19 out. 2017.-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectIndividuação-
Palavras-chave: dc.subjectPesca-
Palavras-chave: dc.subjectAptidão-
Título: dc.titleAprendizagem como gênese : prática, skill e individuação-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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