Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Jaime Gonçalves de | - |
Autor(es): dc.creator | Kronemberger, Marie Lou Madsen | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:43:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:43:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-01-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-01-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-01-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-09-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/11906 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/890259 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2012. | - |
Descrição: dc.description | Este estudo visa mostrar a importância que tem o croqui no processo de elaboração de projetos e nas situações de ensino e aprendizagem na arquitetura. Refletimos sobre o processo de criação e desenvolvimento do projeto arquitetônico profissional e como acontece a simulação desse processo, nos laboratório de projeto. O trabalho se desenvolve em três capítulos. O Capítulo 1, aborda a importância do desenho nas artes e na arquitetura, ao longo da história da humanidade, e a íntima relação entre elas. O texto ressalta a importância do desenho, na produção artística e no ensino profissional, em cada período histórico. O Capítulo 2 trata do processo de criação do projeto arquitetônico, levando em conta seus aspectos cognitivos e pragmáticos. O terceiro capítulo aborda questões sobre o ensino e aprendizagem do projeto. Inicia com questões gerais para, depois, abordar aspectos específicos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem da arquitetura. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This study aims to show the importance of sketching in the architectural design process as well as in teaching and learning situations, in architecture. We discuss the conception and development of professional architectural design and how the simulation of this process happens in design labs. This work unfolds in three chapters. Chapter 1, approaches the importance of drawing in arts and architecture, throughout history of mankind, and the close relationship between them. The text highlights the importance of drawing, in art production as well as in art education, in each historical period. Chapter 2 discusses the process of architectural design, taking into account cognitive and pragmatic aspects. Chapter 3 addresses the issues concerning design teaching. It starts with main issues, then discusses the ones related to teaching of architectural design. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arquitetura - projetos e plantas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho (Projetos) | - |
Título: dc.title | A importância do croqui como instrumento de criação do projeto arquitetônico e o ensino de projeto | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: