Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Badan, Denise Elisabeth de Campos | - |
Autor(es): dc.creator | Marcelo, Vânia Cristina | - |
Autor(es): dc.creator | Rocha, Dais Gonçalves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:43:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:43:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-04-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-04-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/12719 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000700093 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/890247 | - |
Descrição: dc.description | A atualidade tem exigindo dos profissionais cirurgiões-dentistas o desafio de rever o conceito de atenção à saúde. As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) sugerem mudanças na graduação, incentivando a consolidação do SUS. Objetivou-se conhecer a percepção e utilização dos conteúdos de saúde coletiva na prática dos egressos de 2000 a 2002, do curso de odontologia da Universidade Federal de Goiás. Utilizou-se a metodologia da triangulação de técnicas. Encontrou-se que 83,3% dos egressos trabalham como cirurgião-dentista. Continuaram os estudos cursando pós-graduações e especializações (68,1%). Têm dúvidas sobre as ações em saúde coletiva, embora as pratiquem. Atuar no serviço público determinou realizações de mais práticas em saúde coletiva. Os principais entraves ao desenvolvimento de ações em saúde coletiva foram falta de recursos materiais complementares e dificuldade de valorização pela população. O conteúdo recordado principal foi a promoção da saúde (100%) e o mais utilizado foi a prevenção, seguida de educação em saúde. As práticas de estágio extramuros foram muito valorizadas. Conclui-se que há necessidade de maior clareza, durante a graduação, sobre o que sejam práticas em saúde coletiva e maior integração curricular na graduação em odontologia. _________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | The present time is demanding for the dentists the challenge of reviewing the conception of health attention. The Brazilian National Curriculum Guidance (DCN) suggests changes in graduation, strengthening SUS. The aim of this study was to know the perceptions and uses of the collective health knowledge in the daily practice of the dentists graduated at the Federal University of Goiás in the years of 2000, 2001 and 2002. It was used the methodology of triangulation overlapping technique. Results indicated that 83.3% of the graduated are working as dentists. After graduation, 68.1% attended post graduation courses, specialization. They have doubts about collective health actions in spite of saying that practice them. This indicates that the terminology of collective health still remain unclear. Those who work in the public health system accomplished more actions in the field. They related, as difficulties, the lack of complementary material and little valorization by the population of this kind of activity. The most remembered item was health promotion (100%) and the most used in the practice were education and prevention (60%). The practices during the practical stages were considered very important. It is necessary to be clearer during the course about the collective health practices and deeper curriculum integration. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Saúde Coletiva (FS DSC) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Ciência & Saúde Coletiva - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8123&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 27 mar. 2013. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Odontologia - estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Odontologia - prática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde coletiva | - |
Título: dc.title | Percepção e utilização dos conteúdos de saúde coletiva por cirurgiões-dentistas egressos da Universidade Federal de Goiás | - |
Título: dc.title | Perceptions and use of collective health by surgeon dentists egress from Federal University of Goiás | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: