Estrutura e aprendizagem de conceitos naturais provenientes de taxonomia científica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMulholland, Timothy Martin-
Autor(es): dc.creatorJanczura, Gerson Américo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:43:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:43:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-11-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-11-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-10-
Data de envio: dc.date.issued1986-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/45489-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/890191-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia,1986.-
Descrição: dc.descriptionEste estudo investigou o domínio conceitual que determinados indivíduos exibem numa área de conhecimento científico, e explorou a estrutura e evolução de alguns conceitos da referida área. Abordou-se os conceitos como categorias mal-definidas, que estão organizadas a partir de exemplos que as representam e cujos membros se relacionam através da similaridade. Tomando-se conceitos taxonômicos da área de Biologia Vegetal, sujeitos de três níveis de aprendizagem (estudantes de graduação, estudantes de pós-graduação e especialistas da área) foram solicitados a julgar relações de inclusão-de-classe entre exemplos e categorias, e atribuir um grau de tipicidade a exemplos de dadas categorias de diferentes cíveis de hierarquias na taxonomia. Os resultados foram tratados de maneira a permitir avaliar os efeitos das diferenças qualitativas e quantitativas da história de aprendizagem sobre acuidade dos julgamentos e a presença de tendências dos dados, e abordar a questão dos limites e estrutura de uma categoria. Verificou-se que o estágio de aprendizagem do indivíduo exerce um efeito sobre a acuidade e o domínio conceitual, mas que a estrutura básica conceitual não sofre modificações significativas. Foi verificado, por fim, que os conceitos científicos tomados apresentam uma estrutura interna graduada, ou seja, os membros possuem graus diferentes de tipicidade, e que tais conceitos não são claramente definidos.-
Descrição: dc.descriptionThis study deals wth con cep tual un deer tan d ing, structure, ani caolbtlon of concepts in a scieHntfic field of knowledge. The concepts are investigated within the "Exem^par View", where the categories are defined by excmlars and its memObrs are related by similarity. Suubects were undergraduate and graduated students and professional e^f^p^rtt. They were asked (l) to make clastinclusion judgments among exemplars and categories and (2) to make tieidlii^y judgments of exemopars of a category .in diffe, rent levels of nbbSraction. The effects of q^uiltntv^e and uullatitnti ve ' lea_r iing difeeenneet on the acuuty of juigoeent, the presence of tendencies in the data and the limits of a category, whether we il or il-dibh^ed, were investigated. . It was concludei that the level - of .. exp^^se affects acuúty and concep tual un di es tand ing, but- does not the . basic conceptual structure. It - appeared that the scee I’fic concepts used in this research show 'a Graded Structure, whose memObrs have different tipicrl ity ratings, and -that concepts - lacked wwil-defined limits.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Restrito-
Palavras-chave: dc.subjectTaxonomia-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia-
Palavras-chave: dc.subjectConceitos-
Título: dc.titleEstrutura e aprendizagem de conceitos naturais provenientes de taxonomia científica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.