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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Laros, Jacob Arie | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Renata Manuelly Feitosa de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:43:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:43:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-11-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-11-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-11-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33005 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/890172 | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2018. | - |
Descrição: dc.description | Os objetivos principais desta tese foram estabelecer normas brasileiras para o teste não-verbal de inteligência SON-R 6-40 e obter evidências de validade dos escores do teste no Brasil. Para alcançar os objetivos, foram executados vários estudos com o SON-R 6-40, originalmente desenvolvido na Holanda. A pesquisa maior, tanto em termos de tempo quanto em termos de número de sujeitos envolvidos, foi a de normatização. Para desenvolver normas brasileiras, o teste foi administrado individualmente em uma amostra de 1.360 pessoas com idades entre 6 e 37 anos. As pessoas que participaram do estudo eram residentes de 40 municípios de 13 estados diferentes de todas as cinco regiões brasileiras. Foram estabelecidos 17 grupos de idade e cada grupo foi representado por uma amostra de 80 pessoas, que foi estratificada segundo o sexo, a situação educacional e variáveis demográficas. Foi utilizado o método de normatização contínua para calcular as normas onde as distribuições dos escores para todos os grupos de idade foram ajustadas simultaneamente como uma função contínua da idade. As principais vantagens desse método são que os escores normatizados podem ser calculados com base na idade exata e que o uso da informação de todos os grupos de idade simultaneamente torna a normatização mais precisa. Após esta fase, o coeficiente de fidedignidade dos subtestes foi estimado, apresentado valores médios entre 0,88 e 0,90. A dimensionalidade do SON-R 6-40 foi examinada por meio de quatro métodos: Método Hull, Análise Paralela Optimal Implementation, Análise Paralela Classical Implementation e Schwarz´s Bayesian Information Criterion Dimensionality Test. Todos os índices de dimensionalidade dos quatro métodos utilizados indicaram unidimensionalidade. A estrutura fatorial foi examinada por meio de Análise Fatorial Exploratória e Confirmatória: os resultados obtidos convergiram com o estudo original realizado na Holanda indicando que o teste possui um único fator geral. Simultaneamente com a pesquisa de normatização, foram realizados outros estudos. O primeiro estudo (N=77) foi para investigar a fidedignidade teste-reteste do SON-R 6-40: os resultados indicaram alta fidedignidade teste-reteste (r=0,89). O segundo estudo (N=21) foi realizado com pessoas com deficiência auditiva e os resultados indicaram que a diferença média do QI deste grupo em comparação com o grupo de normatização foi ao redor de um desvio-padrão. O terceiro estudo (N=37) foi conduzido com pessoas com transtorno do espectro do autismo: os resultados indicaram que o SON-R 6-40 é atrativo para pessoas que são difíceis de avaliar. No quarto estudo (N=21), o teste foi administrado juntamente com a Leiter-R, um teste não-verbal de inteligência, e a alta correlação (r=0,93) entre os dois testes sugere forte evidência de validade convergente do SON-R 6-40. Finalmente, a tese apresenta, brevemente, estudos desenvolvidos em uma fase anterior com o SON-R 6-40 no Brasil, a fim de reunir informações psicométrica necessárias para o usuário. Após a conclusão dos diversos estudos, a presente tese fornece aos psicólogos brasileiros um instrumento não-verbal com normas brasileiras recentes e com amplas evidências de validade para avaliar as habilidades cognitivas de crianças e adultos. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | - |
Descrição: dc.description | The main objectives of this thesis were to establish Brazilian norms for the SON-R 6-40, a non-verbal intelligence test originally developed in the Netherlands, and to obtain validity evidence of the scores on this instrument in Brazil. To achieve these objectives, several studies were carried out with this instrument. The most extensive research, both in terms of time and in terms of the number of subjects involved, was the standardization study. To develop Brazilian norms, the test was applied individually to a representative sample of 1,360 people with ages varying between 6 years and 37 years. The subjects of the standardization sample were residents of 40 municipalities from 13 Brazilian states and from all five Brazilian regions. Seventeen age groups were established and each group was represented by a sample of 80 people, which was stratified according to sex, educational situation and demographic variables. A continuous method was used to calculate norms in which the distributions of scores for all age groups were adjusted simultaneously as a continuous function of age. The main advantages of this method are that the norms can be calculated on basis of the exact age and that the norms are more precise. After this phase, the reliability coefficients of the subtests were estimated, presenting mean values between .88 and .90. The dimensionality of the SON-R 6-40 was examined using four methods: Hull Method, Parallel Analysis Optimal Implementation, Parallel Analysis Classical Implementation and Schwarz's Bayesian Information Criterion Dimensionality Test. All dimensionality indices of the four methods indicated unidimensionality. The factor structure was examined by Exploratory and Confirmatory Factor Analysis: the obtained results converge with the original Dutch study indicating that the test measures a single general factor. Simultaneously with the standardization research various other studies were conducted. The first of these (N=77) was carried out to investigate the test-retest reliability of SON-R 6-40: the results indicated a high test-retest reliability (r=.89). The second study (N=21) was carried out with hearing impaired subjects: the results indicated that their mean IQ-score was about one standard deviation below that of the standardization sample. The third study (N=37) was conducted with people with an autism spectrum disorder: the results indicated that the SON-R 6-40 is an attractive instrument for this group that is difficult to test. In the fourth study (N= 21) the test was administered together with the Leiter-R, a non-verbal intelligence test, and the very high correlation (r =.93) between the two tests suggested strong evidence of the convergent validity of the SON-R 6-40. Finally, the thesis presents, briefly, a number of studies performed in an earlier phase with the SON-R 6-40 in Brazil, in order to gather necessary psychometric information for the user. After concluding the above mentioned studies, the present thesis provides Brazilian psychologists with a non-verbal instrument with recent Brazilian norms and with ample validity evidence to assess the cognitive abilities of children and adults. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
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Palavras-chave: dc.subject | Testes não-verbais de inteligência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia - metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia - pesquisa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Testes de inteligência | - |
Título: dc.title | Teste não verbal de inteligência SON-R 6-40 : validação e normatização para o Brasil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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