Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Janczura, Gerson Américo | - |
Autor(es): dc.creator | Chariglione, Isabelle Patriciá Freitas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:42:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:42:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-06-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-06-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-06-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/8164 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/890080 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, 2010. | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo investigou a influência de diferentes procedimentos de treino cognitivo ou ausência desse procedimento em idosos institucionalizados, sendo eles alfabetizados ou não-alfabetizados. Buscou-se verificar em que medida esses procedimentos produziriam benefícios em tipos de teste de memória, medidas neuropsicológicas e de humor. Uma amostra de 21 idosos participou do programa de treinamento que inclui, em primeiro lugar, uma avaliação neuropsicológica utilizando a Avaliação Rápida das Funções Cognitivas (ARFC) e a Escala de Depressão Geriátrica (EDG). Em segundo lugar, uma avaliação de memória foi aplicada pré e pós-treino, incluindo uma recordação livre de palavras e um teste de reconhecimento de figura. Duas versões dos procedimentos de treino foram implementadas: uma usando estímulos relacionados às rotinas diárias dos idosos, e outra com estímulos menos relacionados. Em ambas as versões sete sessões foram administradas que focalizaram a atenção, a seqüência visual, listas de palavras, aprendizagem associativa, memória auditiva, categoria de memória, memória de imagem, e memória para histórias, respectivamente. Cada sessão de treino durou 60 minutos e foram aplicadas duas vezes por semana. Os resultados mostraram que ARFC foi influenciado pelo tipo de treinamento cognitivo, ou seja, os participantes na condição de treino relacionados aumentaram sua pontuação após as sessões de treinamento. A recordação livre para palavras foi melhor após o treinamento, independentemente do tipo de treinamento somente para o grupo de alfabetizados. Não foram detectados efeitos no teste de reconhecimento de imagem. Finalmente, as sessões de treinamento afetaram escores EDG: idosos que participaram do treinamento mostraram uma redução na depressão após o treinamento. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This study investigated the influence of different training procedures or its absence and type of memory test on memory and neuropsychological measures of humor of institutionalized elderly. A sample of 21 elderly participated in the training program which included, firstly, a neuropsychological assessment using the Rapid Assessment of Cognitive Function (RACF) and the Geriatric Depression Scale (GDS) tests. Secondly, a memory evaluation was applied pre- and post-training including a word free recall and a picture recognition tests. Two versions of the training procedures were implemented: one used stimuli related to everyday routines of the elderly, and the other used less related stimuli. In both versions seven sessions were administered which focused on attention, visual sequence, lists of word, associative learning, memory hearing, category memory, image memory, and memory for stories, respectively. Each training session lasted 60 minutes and it was applied twice a week. Results showed that RAFC was influenced by type of cognitive training, that is, participants in the related training condition increased their scores after the training sessions. Word free recall was better after training regardless of training type only for the literate group. No effects were detected in the picture recognition test. Finally, the training sessions affected GDS scores: elderly who participated in the training showed a reduction in depression after training. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Idosos - psicologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Envelhecimento - aspectos psicológicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória de idosos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neuropsicologia | - |
Título: dc.title | A influência de diferentes tipos de treinos cognitivos na memória de idosos institucionalizados | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: