Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Villar, José Luiz M. | - |
Autor(es): dc.creator | Casimiro, Arilthon Romulo Cavalcante | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:42:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:42:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38232 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/890042 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional, 2020. | - |
Descrição: dc.description | A evasão tem sido motivo frequente de preocupação nas instituições educacionais devido aos prejuízos que ela pode causar, seja de ordem pessoal, social ou institucional. Nas Universidades Públicas a situação não é diferente, diversos estudos são realizados a cada ano na tentativa de explicar melhor por que a evasão acontece. Sabe-se que o tema é complexo, exigindo muitas vezes estudos específicos. Nesse sentido, essa pesquisa apresenta como objetivo identificar os principais fatores que levam os discentes à evasão nos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais diurno e noturno da Faculdade UnB de Planaltina. É preciso considerar, no entanto, que o país durante as duas últimas décadas passou por um processo de expansão da educação superior, inclusive podemos citar o REUNI, Programa de Apoio a Planos e Expansão das Universidades Federais (2008-2012), que possibilitou acesso a muitos estudantes que antes não conseguiam adentrar essa modalidade, como pessoas de baixo nível socioeconômico e outras minorias como negros e indígenas. Apesar dos avanços proporcionados pela expansão, estudos questionam se a democratização de fato aconteceu e outros sugerem que esse crescimento veio rodeado de muitos desafios, dentre eles, o fato do sistema continuar a conviver com altos índices de evasão. O curso de Licenciatura em Ciências Naturais situa-se entre os que possuem as maiores taxas de evasão na Universidade de Brasília, sendo esta uma das principais razões para o desenvolvimento desse estudo. A fundamentação teórica desse trabalho encontra-se dividida em dois capítulos, sendo um sobre o histórico da educação superior no Brasil e outro sobre a evasão universitária. A metodologia utilizada possui enfoque quantitativo e qualitativo. A pesquisa configura-se como estudo de caso com característica descritiva e exploratória, do tipo ex-post-facto no intuito de saber os motivos que levam os estudantes a evadirem. A população alvo da pesquisa foi composta por 321 estudantes evadidos entre os anos de 2013 a 2017. Utilizamos uma survey para coleta dos dados por meio do instrumento questionário. O questionário foi encaminhado aos alunos via e-mail e obteve auxílio da ferramenta Google forms. O retorno foi de 20% e a coleta ocorreu durante os meses de setembro e outubro de 2019. A pesquisa apontou como principais motivos para a evasão, segundo os respondentes: interesse em ingressar em outro curso, dificuldade em conciliar trabalho e estudos, dificuldades financeiras e grau de dificuldade de disciplinas. Já os fatores que menos influíram para a evasão foram dificuldades de adaptação à universidade e infraestrutura inadequada. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evasão universitária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | FUP | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Naturais | - |
Título: dc.title | A evasão universitária na UnB : uma pesquisa nos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais diurno e noturno da Faculdade UnB de Planaltina – FUP no período de 2013 a 2017 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: