Só quem viveu sabe : as biografias de celebridades de nicho popular no Brasil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMata, Anderson Luís Nunes da-
Autor(es): dc.creatorMacedo, Pedro Ivo Rocha de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:42:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:42:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-28-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47567-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/890029-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022.-
Descrição: dc.descriptionA tese é um estudo das representações de personagens de mídia popular no Brasil, as chamadas subcelebridades, por meio de biografias e autobiografias. Apresenta-se um panorama amplo dessa modalidade narrativa, composto por vinte e sete volumes publicados entre 1994 e 2020, refletindo sobre o seu posicionamento no campo literário. Contempla-se a inserção desses tomos no campo, inquirindo como tais obras, que têm por objeto personalidades alheias ao mundo literário, viabilizam-se no mercado brasileiro de produção e distribuição, investigando por que os indivíduos retratados nesses volumes, difundidos em meios de consumo de pouca profundidade analítica, recorrem à literatura como ferramenta de exposição e propagação de suas imagens. O estudo busca ainda verificar se há estratégias narrativas comuns aos diferentes textos, empreendendo uma reflexão de como a ideia de autoria se opera nessas obras. Finalmente, reflete-se como as obras são recepcionadas pelos leitores e como essas personalidades se reconfiguram no ato de leitura, ganhando uma dimensão que lhes é vedada pelo consumo apressado de si como produtos e que só é possível por meio da literatura.-
Descrição: dc.descriptionThe thesis is a study of the representations of popular media characters in Brazil, the socalled subcelebrities, through biographies and autobiographies. A broad overview of this narrative modality is presented, consisting of twenty-seven volumes published between 1994 and 2020, reflecting on its position in the literary field. When contemplating the literary insertion of these volumes in the field, we investigate how such works, whose objects are alien to the literary world, become viable in the Brazilian production and distribution market, investigating why the individuals portrayed in these volumes, disseminated in media with little analytical depth, resort to literature as a tool for exposing and propagating their images. The study also seeks to verify if there are narrative strategies common to the different texts, undertaking a reflection on how the idea of authorship operates in these works. Finally, it reflects on how readers respond to the works and how these personalities are reconfigured in the act of reading, gaining a dimension that is not reached when they are rapidly consumed as products and that is only possible through literature.-
Descrição: dc.descriptionLa tesis es un estudio de las representaciones de personajes mediáticos populares en Brasil, las llamadas subcelebridades, a través de biografías y autobiografías. Se presenta un amplio panorama de esta modalidad narrativa, compuesta por veintisiete volúmenes publicados entre 1994 y 2020, reflexionando sobre su posición en el campo literario. Se contempla la inserción de estos volúmenes en el campo, indagando cómo tales obras, que tienen por objeto personalidades ajenas al mundo literario, se vuelven viables en el mercado brasileño de producción y distribución, investigando por qué los personajes retratados en estos libros, difundidos en medios de consumo de poca profundidad analítica, recurren a la literatura como herramienta para exponer y propagar sus imágenes. El estudio también busca verificar si existen estrategias narrativas comunes a los diferentes textos, emprendiendo una reflexión sobre cómo opera la idea de autoría en estas obras. Finalmente, se indaga sobre cómo las obras son recibidas por los lectores y cómo estas personalidades se reconfiguran en el acto de leer, adquiriendo una dimensión que les está vedada por el consumo precipitado de sí mismas como productos y que sólo es posible a través de la literatura.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Letras (IL)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Literatura-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectAutobiografia-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura e sociedade-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura e representação-
Palavras-chave: dc.subjectSubcelebridade-
Título: dc.titleSó quem viveu sabe : as biografias de celebridades de nicho popular no Brasil-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.