Jornalismo digital, plataformização e novas práticas de interatividade e participação : um estudo netnográfico do perfil do Metrópoles no Instagram

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPaulino, Fernando Oliveira-
Autor(es): dc.contributorDel Bianco, Nelia Rodrigues-
Autor(es): dc.creatorSilva, Mayara da Costa e-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:42:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:42:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-17-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-17-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-17-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48967-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/889996-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2022.-
Descrição: dc.descriptionEsta tese é um estudo sobre o jornalismo digital, frente ao contexto da plataformização, que procura compreender como se configuram as práticas de interatividade e de participação diante das plataformas de mídias sociais digitais. O objeto de estudo é o Instagram do veículo de comunicação Metrópoles, que é nativo digital e um dos portais de notícias mais acessados do Brasil (METRÓPOLES, 2021; METRÓPOLES, 2022; DIGITAL NEWS REPORT, 2020; 2021). Os objetivos específicos são: analisar a produção e distribuição dos conteúdos no perfil do Metrópoles no Instagram; avaliar a reação dos públicos com as temáticas que mais geraram engajamento; identificar os níveis de interatividade e de participação dos públicos no perfil do Metrópoles no Instagram e verificar como se dá a governança da plataforma Instagram e os modelos de negócios do veículo. A plataformização é o processo que engloba infraestruturas, fatores econômicos, estruturas governamentais das plataformas digitais e organização de práticas culturais (POELL, NIEBORG E VAN DIJCK, 2020). Ela tem feito com que o jornalismo ajuste suas estruturas legais às lógicas de funcionamento das plataformas (NIEBORG E POELL, 2018), fazendo com que haja deslocamento de papéis sociais, modelos de negócios, uso de big datas, privacidade e velocidade de circulação de informações (SAAD, 2020). Essa relação do jornalismo com a plataformização cria novas práticas de interatividade e de participação em um contexto em que a interatividade é vista sob a perspectiva contextual por ser um processo comunicacional (BRAGA, 2000; THOMPSON, 2002; CANAVILHAS, 2020) que depende das relações contextuais para acontecer e a participação é vista a partir da abordagem política de que só existe participação se houver distribuição de poder igual entre os participantes que tomam decisões (CARPENTIER ET AL, 2019). Esta investigação utiliza como aporte metodológico a netnografia, uma pesquisa qualitativa digital que busca responder questões sobre práticas, valores, consumo, estruturas, significados, sentidos e experiências culturais que são criadas e expressas pelo consumo da tecnologia (KOZINETS, 2019). Nesse sentido, os dados da pesquisa foram coletados por meio de ficha de análise, entrevistas e observação (assistemática e sistemática participante e não participante) do campo. A análise dos dados revela que a produção e distribuição de conteúdos no perfil do Metrópoles no Instagram é marcada pela grande quantidade de publicações que, além de resultar no consumo incidental de notícias para os públicos, seguem as características do jornalismo digital e as normas estabelecidas pela plataforma, fazendo com que o veículo alcance um de seus objetivos que é gerar engajamento, o que pode ser visto pelos traços digitais deixados pelos públicos. Além disso, há o fato de que a interatividade ocorre em nível de engajamento e a participação não ocorre de forma equânime, mas sim de forma hierárquica entre a plataforma Instagram, o Metrópoles e os públicos. Essas novas práticas de interatividade e participação são marcadas por governança, algoritmos e o modelo de negócios da plataforma Instagram. Isso demonstra como o fenômeno da plataformização cria práticas de interatividade e participação no jornalismo digital, cujas práticas possuem relação com a dinâmica da produção e distribuição de conteúdos, e revelam comportamentos e hábitos pautados pelo funcionamento das plataformas.-
Descrição: dc.descriptionThis thesis is a study on digital journalism, in the context of platformization, which seeks to understand how interactivity and participation practices are configured in front of digital social media platforms. The object of study is the Instagram of the Metrópoles communication vehicle, which is a digital native and one of the most accessed news portals in Brazil (METRÓPOLES, 2021; METRÓPOLES, 2022; DIGITAL NEWS REPORT, 2020; 2021). The specific objectives are: to analyze the production and distribution of content on Metrópoles' Instagram; to evaluate the reaction of the public with the themes that generated the most engagement; to identify the levels of interactivity and participation of the different audiences in the Metrópoles Instagram and to verify how the governance of the Instagram platform and the business models of the Metrópoles vehicle are carried out. Platformization is the process that encompasses infrastructure, economic factors, governmental structure of digital platforms and organization of cultural practices (POELL, NIEBORG AND VAN DIJCK, 2020). It has made journalism adjust its legal structures to the operating logics of platforms (NIEBORG AND POELL, 2018) causing a shift in social roles, business models, use of big data, privacy, and speed of information circulation (SAAD, 2020). This relationship between journalism and platforming creates new practices of interactivity and participation in a context in which interactivity is seen from a contextual perspective, as it is a communicational process (BRAGA, 2000; THOMPSON, 2002; CANAVILHAS, 2020) that depends on relationships contexts to happen and participation is seen from the political approach in which participation only exists if there is an equal distribution of power among the participants who make decisions (CARPENTIER ET AL, 2019). This investigation uses netnography as a methodological contribution, a qualitative digital research, which seeks to answer questions about practices, values, consumption, structures, meanings, senses and cultural experiences that are created and expressed by the consumption of technology (KOZINETS, 2019). In this sense, the research data were collected through an analysis form, interviews, and observation (systematic and systematic participant and non-participant) of the field. Data analysis reveals that the production and distribution of content on Metrópoles' Instagram is marked by the large number of publications that, in addition to resulting in incidental consumption of news for the public, follow the characteristics of digital journalism and the norms established by the platform making the vehicle to achieve one of its objectives, which is to generate engagement, which can be seen by the digital traces left by the public. In addition, there is the fact that interactivity occurs at the level of engagement and participation occurs in a hierarchical way between the Instagram platform, the Metrópoles vehicle and the audiences. These new practices of interactivity and participation are marked by the governance, algorithms and the business model of the Instagram platform. This demonstrates how the phenomenon of platformization creates new practices of interactivity and participation in digital journalism which practices are related to the dynamics of content production and distribution and reveal behaviors and habits guided by the functioning of platforms.-
Descrição: dc.descriptionEsta tesis es un estudio sobre el periodismo digital, frente al contexto de la plataformización, que busca entender cómo se configuran las prácticas de interactividad y participación frente a las plataformas digitales de medios sociales. El objeto de estudio es el Instagram del vehículo de comunicación Metrópoles que es nativo digital y uno de los portales de noticias más accedidos en Brasil (METRÓPOLES, 2021; METRÓPOLES, 2022; DIGITAL NEWS REPORT, 2020; 2021). Los objetivos específicos son: analizar la producción y distribución de contenidos en Instagram de Metrópoles; evaluar la reacción del público con los temas que generaron más engajamento; identificar los niveles de interactividad y participación del público en el perfil de Metrópoles en Instagram y verificar cómo sucede la gobernanza de la plataforma Instagram y los modelos de negocio del vehículo Metrópoles. La plataformización es el proceso que abarca las infraestructuras, los factores económicos, la estructura de gobierno de las plataformas digitales y la organización de las prácticas culturales (POELL, NIEBORG Y VAN DIJCK, 2020). Ella ha hecho que el periodismo ajuste sus estructuras legales a las lógicas de funcionamiento de las plataformas (NIEBORG Y POELL, 2018) provocando un cambio en los roles sociales, los modelos de negocio, el uso del big datas, la privacidad y la velocidad de circulación de la información (SAAD, 2020). Esta relación del periodismo con la plataformización crea nuevas prácticas de interactividad y participación en un contexto en el que la interactividad es vista desde la perspectiva contextual por ser un proceso comunicacional (BRAGA, 2000; THOMPSON, 2002; CANAVILHAS, 2020) que depende de las relaciones contextuales para darse y la participación es vista desde el enfoque político en el que sólo hay participación si hay una distribución equitativa del poder entre los participantes que toman las decisiones (CARPENTIER ET AL, 2019). Esta investigación utiliza como aporte metodológico la netnografía, una investigación cualitativa digital, que busca responder preguntas sobre las prácticas, valores, consumos, estructuras, significados, sentidos y experiencias culturales que se crean y expresan con el consumo de tecnología (KOZINETS, 2019). En este sentido, los datos de la investigación se recogieron a través de la hoja de análisis, las entrevistas y la observación (asistemática y sistemática participante y no participante) del campo. El análisis de los datos revela que la producción y distribución de contenidos en el perfil de Metrópoles en Instagram está marcada por la gran cantidad de publicaciones que, además de resultar en el consumo incidental de noticias para las audiencias, siguen las características del periodismo digital y los estándares establecidos por la plataforma haciendo que el vehículo alcance uno de sus objetivos que es generar engajamento lo que se puede ver por los rastros digitales que dejan el público. Además, está el hecho de que la interactividad se produce en nivel de engajamento y la participación no se da de manera ecuánime, sino jerárquicamente entre la plataforma Instagram, el Metrópoles y el público. Estas nuevas prácticas de interactividad y participación están marcadas por la gobernanza, los algoritmos y el modelo de negocio de la plataforma Instagram. Esto demuestra cómo el fenómeno de la plataformización crea nuevas prácticas de interactividad y participación en el periodismo digital cuyas prácticas tienen relación con las dinámicas de producción y distribución de contenidos y revelan comportamientos y hábitos guiados por el funcionamiento de las plataformas.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Comunicação (FAC)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Comunicação-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectJornalismo eletrônico-
Palavras-chave: dc.subjectRedes sociais-
Palavras-chave: dc.subjectRedes sociais - interatividade-
Palavras-chave: dc.subjectInstagram-
Título: dc.titleJornalismo digital, plataformização e novas práticas de interatividade e participação : um estudo netnográfico do perfil do Metrópoles no Instagram-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.