Caracterização do spray de óleo vegetal para operação de motores do ciclo diesel no modo duplo combustível

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Autor(es): dc.contributorVeras, Carlos Alberto Gurgel-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Alessandro Borges de Sousa-
Autor(es): dc.creatorSilva, Jamil Lima da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:42:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:42:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-04-04-
Data de envio: dc.date.issued2016-04-04-
Data de envio: dc.date.issued2016-04-04-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/19840-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2015.12.T.19840-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/889984-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2015.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho trata do estudo de caracterização da penetrabilidade do spray de óleos vegetais para operar motores de combustão interna do ciclo Diesel no modo duplo combustível. Por meio de uma abordagem teórica experimental estudamos o fenômeno da atomização responsável pela geração do spray em ambientes gasosos. Uma efetiva atomização tem o papel de propiciar um aproveitamento ideal do óleo vegetal como chama piloto na operação do motor diesel no modo duplo combustível. Dentro deste contexto, esta pesquisa traz como objetivo principal definir um conjunto de equações paramétricas que possibilitem a estimativa do índice de penetrabilidade de sprays em sistema common-rail. Através de correlações publicadas na literatura correspondente, foi possível estimar os outros parâmetros que tipicamente são empregados para caracterizar spray de óleo vegetal. Empregou-se a técnica de obtenção de imagem e tratamento das mesmas para definir o índice de penetrabilidade em algumas condições operacionais do sistema de injeção de óleo vegetal. Foi possível por meio desta técnica, elaborar correlações matemáticas que fornecem o índice de penetrabilidade de sprays em sistema common-rail operando com óleo vegetal. Para obter as imagens, foi desenvolvida uma bancada completa que permitisse estimar o índice de penetrabilidade do jato com boa precisão e repetitividade. Finalmente, operou-se um motor no modo duplo combustível, com gás natural veicular e óleo de soja, este responsável pela chama piloto no motor do ciclo diesel. Foi possível recuperar a potência original do motor (100% diesel) empregando-se tais combustíveis alternativos.-
Descrição: dc.descriptionThis work deals with the study of characterization of the spray penetration of vegetable oils to operate internal combustion engines Diesel cycle in dual fuel mode. Through experimental approach theoretical, study the atomization phenomena responsible for the generation of the spray gas environments. Effective atomisation has the role of providing an optimal utilization of vegetable oil as a pilot flame in the diesel engine operating in the dual fuel mode. Within this context, this research has as main objective to define a set of parametric equations that allow the estimated penetration rate of sprays in common-rail system. Through the corresponding correlations published literature, we can estimate the other parameters that are typically used to characterize vegetable oil spray. The technique employed for obtaining images and treat them to set the penetration rate in some operating conditions of the vegetable oil injection system. It was made possible by this technique, elaborate mathematical correlations that provide the penetration rate of sprays in common rail system operating with vegetable oil. For images, it developed a full bench that allows estimate the penetration rate of the jet with good accuracy and repeatability. Finally, an engine operated in the dual fuel mode with carrier gas and soybean oil, the pilot flame responsible for the diesel engine cycle. It was possible to recover the original engine power (100% diesel) employing such alternative fuels.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Tecnologia (FT)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Engenharia Mecânica (FT ENM)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Ciências Mecânicas-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectÓleos vegetais-
Palavras-chave: dc.subjectMotores-
Palavras-chave: dc.subjectDiesel-
Título: dc.titleCaracterização do spray de óleo vegetal para operação de motores do ciclo diesel no modo duplo combustível-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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